Museu de Tupã receberá seminário Internacional
Nossa Lucélia - 18.04.2012



TUPÃ - O Museu Histórico e Pedagógico “Índia Vanuíre”, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em convênio com a ACAM Portinari, vai sediar, de 1º a 3 de maio, a primeira edição do I Encontro Paulista de Questões Indígenas e Museus e III Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural.

O evento, uma realização da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), em parceria com a ACAM Portinari, Museu Índia Vanuíre e Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP), conta com apoio da FAPESP e CAPES e vai reunir importantes profissionais e pesquisadores formadores de opinião dentro da museologia nacional e internacional, em especial nas áreas de etnologia, antropologia e arqueologia.

Na programação internacional do seminário estão confirmadas as participações de Cynthia Vidaurri, do Museu Nacional do Índio Americano/Smithsonian Institute, em Washington D.C. (EUA); de María Marta Reca, do Museu de Ciências Naturais/Universidade de La Plata (Argentina); e Démian Ortiz (México).

Os convidados nacionais são profissionais de renome no campo museal e universitário. Dentre eles destacamos José Bessa Freire e Josué Carvalho, Kaingang que realiza doutorado em Educação Indígena.

I Encontro Paulista de Questões Indígenas e Museus e III Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural terão como foco principal os temas “As Questões Indígenas e os Museus”, “Coleções Etnográficas em Museus de São Paulo”, “Ampliação do Conceito e Processos de Patrimonialização”, nas palestras e conferências. Entre outros assuntos, também serão debatidas as coleções etnográficas, exposição, educação e público e as ações cooperativas.

O evento é um desdobramento do Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural, promovido pelo MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, em 2007 e 2008. Ao todo, serão disponibilizadas 110 vagas, sendo 30 vagas para docentes e alunos de universidades, 30 vagas para profissionais de museus e 50 vagas para professores da rede pública de ensino, 20 das quais para professores da escola de educação indígena das TIs Vanuíre e Icatu. As inscrições podem ser feitas pelo site www.museuindiavanuire.org.br/encontro.

PROGRAMAÇÃO - O evento começa dia 1º de maio, às 9 horas, com o credenciamento dos participantes. Os trabalhos serão abertos às 10 horas e prosseguem até as 12h30 com a conferência magistral “As Questões Indígenas e os Museus”, com José Bessa Freire (PPGMS – Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UniRio).

Em seguida, das 14h30 às 15h30, haverá a apresentação “Coleções Etnográficas em Museus de São Paulo”, com Renata Vieira da Motta (Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Estado da Cultura).

A programação continua das 16 às 18 horas com a palestra “Patrimônio: Ampliação do Conceito e Processos de Patrimonialização”, que será ministrada por Regina Abreu (PPGMS – Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UniRio), Maria Cristina Oliveira Bruno (MAE/USP), representantes Kaingang e Krenak da TI Vanuíre, representantes Kaingang e Terena da TI Icatu.

Os trabalhos serão retomados às 9 horas, com Mesa Redonda sobre o tema “Museus e suas Problemáticas”, com a participação de Nei Clara de Lima (Museu Antropológico da UFGO) e Márcia Rosato (Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR).

Em seguida, das 11h30 às 12h30 haverá a apresentação de “Memórias Kaingangs”, com Josué Carvalho (Observatório de Educação Escolar Indígena, UFMG). Das 14h30 às 17h30 haverá debate sobre o tema “Curadoria: Coleções Etnográficas”, com os convidados Ione Helena Pereira Couto (Museu do Índio, FUNA I), Fátima Nascimento (Museu Nacional, UFRJ) e Laura Pérez Gil (Museu de Arqueologia e Etnologia, UFPR).

No último dia de evento as atividades serão retomadas com nova Mesa Redonda, que acontecerá das 9 às 12 horas, debatendo o tema “Curadoria: Exposição, Educação e Público”, com os convidados Maria Marta Reca (Museu de Ciências Naturais, Universidad de La Plata, Argentina), Cynthia Vidaurri (National Museum of the American Indian – NMAI, Smithsonian Institution, Washington, DC, EUA) e Camilo de Mello Vasconcellos (MAE/USP).

Em seguida, das 14 às 17 horas, será apresentado o painel “Ações Cooperativas”, com Demián Ortiz, do México, Louise Alfonso e Márcia Lika Hattori (Museu Histórico e Arqueológico de Lins e MAE/USP), Fabíola Andréa Silva (MAE/USP).

A programação continua com a homenagem aos 100 anos da “Pacificação” dos Kaingangs no Oeste de São Paulo,que acontecerá das 17h30 às 19h30. A atividade será marcada pelo lançamento do Centro de Referência Kaingang, que contará com a participação de Marília Xavier Cury (MAE/USP), Niminon Suzel Pinheiro (Centro Universitário de Rio Preto – Unirp), Juracilda Veiga (Núcleo de Estudos de População – Nepo, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp), Robson Antonio Rodrigues (Fundação Araporã), Valdenice Cardoso Soares Vaiti (diretora da Escola de Educação Indígena da TI Vanuíre) e Adriano Campos (diretor da Escola de Educação Indígena Maria Rosa da TI Icatu). O encerramento do I Encontro Paulista de Questões Indígenas e Museus e III Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural acontecerá em seguida, por volta das 19h30.


Fonte: Folha do Povo (Tupã)


Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2012 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista