Secretaria de Saúde de Lucélia realiza exames de Tracoma em alunos da rede municipal
Nossa Lucélia - 18.11.2011



LUCÉLIA - A Secretaria de Saúde de Lucélia realizou na última semana exames para identificação de Tracoma em alunos da rede municipal de ensino. Participaram as Emefs Maria do Carmo de Menezes Mendonça, Argemiro de Almeida Gonzaga e Prof. Carlos Bueno, onde foram atendidos cerca de 1.400 alunos na faixa etária dos 06 á 10 anos.

De acordo com a enfermeira do Centro de Saúde que acompanhou os trabalhos, Vânia Ette, em algumas crianças foi detectada a doença. “Essas crianças serão encaminhadas ao Centro de Saúde”, relatou a enfermeira. “A família também será convidada a nos procurar para que possamos proceder ao tratamento em todos e evitar o agravamento da doença”.

O Tracoma é uma doença nos olhos, causada pela bactéria Clamidia tracomatis, que ocorre principalmente nas crianças. O tratamento é fácil, mas se não for tratado, com o passar do tempo pode prejudicar a visão. Os sintomas são olhos vermelhos e irritados, lacrimejando e com secreção, coçando, com sensação de areia e intolerância a luz.

A transmissão ocorre por meio da secreção dos olhos com Tracoma, de uma pessoa para outra; objetos contaminados (lápis, borracha, caneta); toalhas de rosto e de banho; roupas de cama e lenços. É mais fácil passar de uma pessoa para outra em ambientes coletivos como escolas e creches.

Como prevenção as pessoas devem lavar as mãos e o rosto com sabonete várias vezes ao dia; não coçar os olhos. Procurar dormir sozinho na cama, quando precisar dormir com mais pessoas, ficar com a cabeça para lados diferentes. Não usar toalhas ou lenços de outras pessoas.

Em alguns casos pode não ter sintomas. Se há o convívio com uma pessoa com Tracoma, é possível a contaminação e deverá procurar o Centro de Saúde.

TUBERCULOSE – O Centro de Saúde de Lucélia está realizando uma campanha contra tuberculose. Foram distribuídos panfletos informativos, médicos e unidades dos Programas de Saúde da Família (PSFs), fazem questionamentos aos pacientes e, quando há suspeitos, são realizados exames.


Fonte: Fernanda Crepaldi / Prefeitura de Lucélia

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2011 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista