Nova Alta Paulista ganha mais um presídio nesta terça-feira
Nossa Lucélia - 15.08.2011
Penitenciária Feminina de Tupi Paulista conta com novidade
TUPI PAULISTA - A região oeste do Estado, considerada o local de maior percentual de presos por habitante do planeta, ganha mais uma unidade prisional. Depois de penitenciária de segurança máxima, de regime disciplinar diferenciado, da fundação Casa (antiga Febem), agora inaugura também uma penitenciária feminina na cidade de Tupi Paulista com ala de Progressão Penitenciária.
A festa de inauguração acontecerá na terça-feira, às 10h e vai contar com a presença das autoridades governamentais. O secretário da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) Lourival Gomes vai proceder a entrega solene da unidade que vai contar com ampliação no número de vagas, com mais segurança para reeducandas e funcionários.
A área total construída é de 19.142,34 m² - com capacidade para abrigar 714 detentas, sendo 660 no regime fechado e 54 no regime semiaberto, destinadas a atender a demanda de vagas prisionais e melhorar as condições de segurança pública da população. A Penitenciária Feminina de Tupi Paulista é a segunda unidade a ser entregue e foi planejada e construída exclusivamente para atender as particularidades e necessidades da mulher presa, principalmente ligadas à saúde.
Além da área de saúde específica para a mulher, há setores destinados à amamentação, creche, biblioteca, pavilhão de trabalho e à visita íntima. Trata-se de medidas que visam proporcionar melhores condições de cumprimento de pena, com mais dignidade e segurança para presas e servidores. O Projeto "Espaço Mãe" é uma das novidades que também fará parte da realidade das mães presas em Tupi Paulista. Durante os seis meses do período de amamentação, as mães reeducandas e seus bebes serão acolhidos em um espaço totalmente equipado e aconchegante.
Haverá local para o banho do bebê, trocador, lactário (para preparo de bebidas lácteas e complementares aos lactantes) e área para recreação. Tudo isso com o apoio da Fundação "Profº Dr. Manoel Pedro Pimentel", (FUNAP). O terreno destinado à implantação da Penitenciária Feminina com Ala de Progressão está localizada na zona rural, distando 11,19 km do centro da cidade de Tupi Paulista e de 6,68 Km+800 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP -294), sentido Panorama. O custo total da unidade foi de aproximadamente R$ 44 milhões.
Para a operação da unidade prisional serão contratados 190 funcionários. A Unidade Prisional caracteriza-se como Penitenciária Feminina em regime fechado, e com Ala de Progressão em regime semi-aberto tratando-se de equipamento público com controle do acesso, fluxo e circulação de pessoas.
O projeto, inédito, foi concebido prevendo pavilhões celulares, pavilhões de trabalho, pavilhões de serviços, pavilhão de inclusão/serviço/disciplina, pavilhão de saúde, pavilhão de amamentação, creche, pavilhão de visita íntima, biblioteca, administração, ala de progressão penitenciária, espera/visita, portaria, residência para o diretor geral, central de água quente, central de gás GLP, abrigo para lixo, oficina de manutenção, reservatório elevado, torres de vigia e sistema viário interno.
Os Pavilhões Celulares, além das celas, terão áreas para atividades esportivas e pátio descoberto com palco para múltiplo uso, por pavilhão. Os pavilhões de trabalho, localizados ao lado de cada Pavilhão Celular, terão áreas de convivência e visitas, com Playground, Praça de Areia, Mini-campo de Futebol e salas para atividades educativas com os filhos tais como Brinquedoteca, Videoteca e Oficina Cultural.
O Playground é mais uma das áreas prevista em projeto inédito. A implantação dos edifícios contempla sistema viário para veículos interligando todos os edifícios, sistema de rampas de acessibilidade aos portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis às pessoas com mobilidade reduzida, além de sinalização tátil de alerta para facilitar as pessoas portadoras de deficiência visual. Para as áreas externas foram utilizadas calçada de concreto para circulação de pedestre, pavimentação asfáltica para a veicular e plantio de grama no restante.
A penitenciária contará com Estação de Tratamento de Esgoto Compacta e poços profundos para o abastecimento de água potável. A Penitenciária de Tupi Paulista contará com uma Padaria Artesanal, projeto desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade. O objetivo principal é oferecer capacitação profissional às presas Equipado com forno inox, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras de alumínio e botijão de gás, durante um mês, funcionários da FUNAP, agentes penitenciários e algumas sentenciadas passarão por capacitação. Essas pessoas se tornarão monitoras e ficarão encarregadas de retransmitir as técnicas as demais sentenciadas.
No curso são ensinadas técnicas básicas para o preparo de pães artesanais. As receitas são simples e elaboradas a partir do aproveitamento de vegetais (como hortaliças e frutas). São dez tipos de pães: integral, de cenoura, de maçã, de batata, caseiro, recheado com frios, de forma, de fubá, de mandioca e rosca doce. "A intenção é qualificar essas mulheres. Assim quando cumprirem suas penas conseguirão ter uma renda com a fabricação e venda desses pães", explicou a primeira dama do Estado Lu Alckmin, que também estará presente na inauguração da unidade e na apresentação da Padaria.
Fonte: Oestenoticias (PP)
Voltar para Home de Notícias
Lucélia - A Capital da Amizade O primeiro município da Nova Alta Paulista |