Osvaldo Cruz organiza Desfile da Independência para a terça-feira
Nossa Lucélia - 03.09.2010


Solenidade cívica começa às 8h30 e se encerra com hasteamento da bandeira na Praça da Matriz


OSVALDO CRUZ - Osvaldo Cruz deve comemorar o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro, resgatando o civismo com a realização do desfile cívico-militar na avenida Brasil e o hasteamento da bandeira nacional na Praça Lucas Nogueira Garcez.

O projeto “Resgatando o Civismo”, em vigor desde o ano passado, inclui várias atividades comemorativas de datas municipais e nacionais, como as do aniversário da cidade e da Independência do Brasil, com ações para alunos da rede municipal de Educação e a comunidade em geral.

Programação - O desfile cívico-militar do 7 de setembro deste ano será nos mesmos moldes do ano passado, com a participação da maioria das escolas municipais estaduais e particulares, dos projetos sociais e entidades filantrópicas, Banda Marcial Municipal Maestro Alberto Giampietro, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Clube dos Desbravadores “Luzeiros d'Oeste”, clubes de serviço, autoescolas e jipeiros, entre outros a serem confirmados.

Por conta de outro compromisso da Banda Marcial Municipal, o evento deve começar meia hora mais cedo que o de costume, às 8h30, com os integrantes do conjunto abrindo o desfile. “Então, convidamos a população para que esteja um pouco mais cedo no centro da cidade porque nossas crianças farão uma verdadeira festa do civismo”, convoca Maria Leny Scramin, organizadora do desfile.

Como já é tradicional, o desfile parte pela avenida Brasil desde o cruzamento com a avenida Presidente Roosevelt em direção à Praça Lucas Nogueira Garcez. Ao final do evento, o Rotary Club deve conduzir a solenidade do hasteamento da bandeira no obelisco rotário na praça.

Semana da Pátria - O desfile cívico-militar é o ponto maior das comemorações da Independência do Brasil, em Osvaldo Cruz, mas não o único.

Durante a Semana da Pátria, os alunos da rede municipal de Educação terão atividades em sala de aula relacionadas ao civismo e, todas as manhãs, grupos de alunos se revezarão na solenidade de hasteamento do pavilhão nacional e execução do hino nacional brasileiro no Paço Municipal (Praça Hermínio Elorza), com autoridades osvaldocruzenses.

A Independência - A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro I impedia este ideal. Porém, ele respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".

Após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro I convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o "cumpra-se", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram às mãos de D. Pedro I quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: "Independência ou Morte!". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro I foi declarado imperador do Brasil.


Fonte: Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa - Colaborou: Sua Pesquisa.com




Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2010 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista