Temporal assusta moradores e provoca estragos em Adamantina
Nossa Lucélia - 17.05.2026


Vendaval derrubou árvores, arremessou objetos e deixou bairros sem energia elétrica

Adamantina (SP) - Um forte temporal registrado no começo da noite deste sábado (16) assustou moradores e provocou estragos em diferentes regiões de Adamantina. A chuva veio acompanhada de ventos intensos, que derrubaram árvores em vias urbanas e estradas, além de arremessar objetos em diversos pontos da cidade.

O fornecimento de energia elétrica também foi afetado. Há registros de interrupções em diferentes bairros de Adamantina e ainda em cidades da região, como Lucélia e Pracinha. Equipes da concessionária Energisa atuam em esquema emergencial para atender as ocorrências e restabelecer o fornecimento de energia.

O temporal também mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil Municipal, que trabalham no atendimento aos moradores, avaliação dos danos e desobstrução de ruas e vias atingidas. Segundo a estação meteorológica do CIIAGRO instalada na Apta Regional, na Estrada 14, em Adamantina, o temporal da noite deste sábado somou 8,4 mm de chuvas. Em algumas regiões da cidade há registro de queda de granizo.

As informações sobre possíveis prejuízos e danos ainda estão sendo apuradas pelas equipes responsáveis. O portal Siga Mais acompanha a situação.

Comunicado da Energisa - Em nota na noite deste sábado, a Energisa informou que a forte chuva, acompanhada de ventos e descargas elétricas, lançou galhos de árvores e objetos sobre a rede elétrica, ocasionando rompimento de cabos e danos às estruturas de distribuição.

Veja na íntegra o comunicado da empresa:
“Equipes da Energisa atuam neste momento para normalizar o fornecimento de energia após a forte chuva que atingiu as cidades de Adamantina e Lucélia na noite deste sábado, 16/05. A chuva, acompanhada de ventos fortes e raios, lançou galhos de árvores e objetos sobre a rede elétrica, ocasionando rompimento de cabos, danos às estruturas e outras ocorrências que impactaram o fornecimento de energia em parte de Adamantina e em toda cidade de Lucélia e Pracinha. Seguindo os protocolos técnicos e de segurança, profissionais da empresa trabalham para recompor o sistema e restabelecer o fornecimento o mais rápido possível para todos os clientes impactados.A concessionária orienta que, caso encontre algum cabo partido sobre ruas ou calçadas, não se aproxime. Acione a Energisa pelo aplicativo Energisa On ou pelo Call Center 0800 70 10 326”.


Defesa Civil emitiu alerta

Pouco antes do temporal, às 18h13, a Defesa Civil emiti alerta sobre o risco de chuvas intensas no estado de São Paulo. “Chuva se espalhando pela região de Flora Rica e Mariápolis. Tem raios e vento. Atinge cidades vizinhas. Tenha cuidado nas próximas horas”, informou o alerta.

Segundo previsões dos serviços de meteorologia, a atuação de frentes frias, áreas de baixa pressão, transporte intenso de umidade da Amazônia e cavados atmosféricos favorece chuva forte, temporais isolados e queda de temperatura. Essa informação foi publicada pelo Climatempo na tarde desta sexta-feira (15). “Entre o fim da manhã e a tarde, novas instabilidades avançam para o oeste e sudoeste paulista. A chuva pode ocorrer com moderada a forte intensidade em grande parte de São Paulo, especialmente no oeste, sudoeste, sul, litoral sul, leste e interior, com risco de temporais no oeste e sudoeste”, alertou o serviço.

Para este domingo o risco de instabilidade permanece, com sol entre nuvens e possibilidades de chuvas. A mínima prevista para este domingo é de 21°C e a máxima prevista é de 24°C.


Fonte: Siga Mais



Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2026 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista