Missa Jovem: Padre de Iacri usa bicicleta e até moto durante missa
Nossa Lucélia - 01.05.2010



IACRI - A comunidade católica “São Luis Gonzaga” de Iacri realizará no próximo dia 22 de maio, a partir das 23 horas, uma missa muito diferente, a “Missa Jovem”. O evento, realizado pela “equipe de jovens” será animado pelo sacerdote “padre Márcio Rios e banda Sacrário Vivo” da cidade de Inúbia Paulista.

Com pouco mais de um ano de ordenação sacerdotal, o padre Márcio é um médico veterinário que afirma ter “deixado” sua clínica em atendimento ao chamado de Jesus Cristo.

Segundo Bruno Gabriel da Silva, porta voz da equipe de jovens católicos de Iacri, o evento é aberto às pessoas interessadas de toda a região, mas a presença de fiéis e caravanas de outras cidades, devem ser confirmadas antecipadamente pelo telefone (14) 3489-1288, no escritório da paróquia São Luis Gonzaga.

Mais informações sobre a ”Missa Jovem”, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (14) 3489-1288 e 9742-3572. O convite é feito em nome da equipe de jovens da comunidade e de seu pároco, padre Rafael.

Inovações

Dependendo do ponto de vista, dizer que a missa jovem celebrada por padre Márcio Rios e banda Sacrário Vivo “é diferente”, pode não expressar claramente que ele se utiliza de métodos totalmente incomuns em celebrações católicas, mesmo as mais “renovadas” que se reza pela região.

Em celebração realizada na última “quarta-feira” na paróquia São José, na zona leste de Tupã, o sacerdote fez, de cara, uma procissão de entrada pouco tradicional. Ele percorreu o corredor central da matriz São José, da porta ao altar, na garupa de uma moto e gritando freneticamente palavras conhecidas dos jovens como “Boa noite galera”.

E não para por aí. Em uma celebração de mais de duas horas, os jovens se deliciam ao cantar boa parte da missa acompanhados de acordes de uma guitarra (e banda) ao estilo “metal” e letras de fácil assimilação, aliás a maioria já conhecida dos jovens católicos.

Além do forte e contagiante ritmo da música, o padre “pregou” na homilia (o sermão) andando sobre os bandos de madeira da igreja e falando de seu testemunho de atendimento ao chamado de deus. Já a bíblia foi introduzida à celebração, dentro de uma mochila, nas costas de um adolescente pedalando uma bicicleta pelo corredor da igreja matriz.

Mas não se engane. Mesmo com todo o barulho e gestos incomuns – e que erroneamente podem ser criticados por fiéis católicos mais radicais e até por padres menos emancipados – o 'conteúdo simples e objetivo' é um dos pontos fortes da tal “missa jovem”, celebrada por padre Márcio.

Foi possível ver e sentir com muitos dos participantes são 'tocados' pelas orações e a “adoração ao santíssimo” e acabam chorando e se abraçando durante a celebração. Certamente, as celebrações de 'padre Márcio' e outros sacerdotes (já que ele não é o único a fazer esse tipo de missas) deveriam ocorrer com mais freqüência em nossas comunidades católicas... e uma sugestão de servo, esposo e pai de jovens. Que as nossas famílias (pais e mães especialmente) sejam convidadas a 'pular' e 'festejar' esses encontros com Deus.


Fonte: Nilton Correa de Mendonça / Rádio Cidade FM - Tupã



Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2010 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista