Vereador quer implantar coleta seletiva de óleo de cozinha em Tupã
Nossa Lucélia - 01.04.2010



Danilo Aguillar quer que município adote medida que já vem sendo tomada em outras cidades do Estado de São Paulo

TUPÃ - Através de indicação aprovada na Câmara, Danilo Aguillar (PSB) está sugerindo ao prefeito Waldemir a viabilidade de implantar em Tupã a coleta seletiva de óleo de cozinha, iniciativa que vem sendo adotada com sucesso por vários municípios paulistas.

A intenção do vereador é criar postos de coleta do óleo na cidade e incentivar a população, sobretudo as donas de casa, a entregarem o produto que seria descartado na natureza. “O despejo do óleo cozinha imprestável para uso pessoal, ato tão cotidiano e aparentemente inofensivo, mas altamente nocivo para o meio ambiente, especialmente para os recursos hídricos”, explica Danilo.

Sem dúvida, o descarte do óleo na rede de esgoto está entre as ações do homem que mais danos trazem ao meio ambiente. Para se ter uma ideia, um litro de óleo contamina um milhão de litros de água. “O óleo de cozinha, derramado na pia ou no vaso sanitário provoca diversos males: causa, com o tempo, o entupimento de toda a tubulação; aumenta o custo do tratamento de esgoto; se não há tratamento de esgoto impermeabiliza as margens do rio onde é jogado, impede a oxigenação da água e provoca seu aquecimento, pois impossibilita a evaporação, prejudicando assim a vida nos rios, causando a morte de peixes e de outros animais”, relata o vereador.

Justamente com a intenção de evitar o lançamento de óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo que Danilo Aguillar está propondo a coleta seletiva do produto no município. Na verdade, o objetivo do vereador é fazer com que a cidade copie iniciativas interessantes de outros municípios que têm dado resultados. “Essa é uma atitude saudável, que demonstra cidadania e deve ser incentivada pelos governantes e também pela população”, afirma.

Mas o que deveria ser um problema, o destino final do óleo utilizado, Danilo diz que acaba virando uma oportunidade para aplicação de programas que aproveitem mão de obra, gerem renda e ainda cuidem melhor das questões ambientais.

“Com a implantação da coleta seletiva de óleo, além de preservar o meio-ambiente, proporcionará um fomento econômico com a destinação do óleo para a produção de biodiesel, ração animal, sabão e fertilizantes, como acontece na cidade de São Carlos, onde pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha em escolas municipais recebem o material que é encaminhado às cooperativas de coleta seletiva da cidade para produção de sabão e também vendido às usinas que produzem biodiesel”, relata o vereador, que tentará junto ao Executivo meios para implantar aqui uma ideia que cada vez mais vem ganhando adeptos não só em São Paulo mas em todo o país.


Fonte: Andréia Simões / Assessoria da Câmara Municipal



Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista