Municípios de Lucélia, Pirapozinho e Teodoro Sampaio se destacam no Mapa do Turismo 2022
Nossa Lucélia - 07.04.2022


Lucélia, Pirapozinho e Teodoro foram incluídos no levantamento do Ministério do Turismo; iniciativa norteia a definição de recursos e de políticas públicas com foco no desenvolvimento do setor

REGIÃO - O Ministério do Turismo divulgou, recentemente, o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, Lucélia, Pirapozinho e Teodoro Sampaio foram incluídas ao Mapa do Turismo 2022.

O mapa reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas, a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais, e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. No novo Mapa do Turismo Brasileiro 2022, os três municípios se classificaram na categoria D.

LUCÉLIA - A cidade de Lucélia se destacou através do Circuito das Nações. A Prefeitura explica que hoje o município se encontra em momento de aplicar o plano diretor de desenvolvimento turístico, tendo como vocação o Parque Natural Municipal "Salto Botelho", um espaço que fomenta o desenvolvimento do ecoturismo, turismo de aventura, educação e pesquisa ambiental, entre outros. 

Além disso, destaca que a cidade conta com o turismo de eventos, como, por exemplo, o carnaval, São João da Amizade e a Festa das Etnias, e tem como potencial o turismo religioso.

"Celebramos este reconhecimento e o empenho da administração para concluir todos os requisitos do SISMapa [Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro], trazendo ao município legitimidade para obter convênios com o Siconv [Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse], bem como a participação e fortalecimento da regionalização como membro da rota turística Circuito das Nações".



PIRAPOZINHO - O município de Pirapozinho, por sua vez, ganhou destaque através da região Pontal Paulista. Conforme a Prefeitura, desde 2019 o município vem atuando dentro da política pública do turismo de forma regional em consonância com as orientações do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens, através da coordenação de regionalização.

Uma dessas atividades visa apoiar a elaboração de um plano regional de turismo sustentável e a formalização de uma IGR (Instância de Governança Regional de Turismo).

O município informa que incentiva as empresas do trade local, levando informações sobre as políticas governamentais de apoio à importante atividade prestadora de serviço; mantém a valorização do Comtur (Comissão Municipal de Turismo) local; e encabeça a criação da IGR e o desenvolvimento das atividades da região turística do Pontal Paulista através do gerente municipal, que é o interlocutor regional responsável por sincronizar as ações agrupando 13 municípios.

"Coleta seletiva, aterro sanitário, cidade limpa e bons eventos fazem a diferença e, com isso, o município se mantém no Mapa do Turismo 2021/22", explica o Executivo. "É uma situação de muita alegria, pois mostra que podemos, com a continuidade do trabalho, pleitear a seleção como MIT [Município de Interesse Turístico] e ajudar a região a melhorar a qualidade de vida dos moradores pelo viés da indústria do turismo", acrescenta a Prefeitura. Isso sem contar a tradicional Fejupi (Festa Junina de Pirapozinho), que encanta a todos com sua bela fogueira, de mais de 50 metros de altura.



TEODORO SAMPAIO - O município de Teodoro Sampaio também se destacou por meio do Pontal Paulista. O coordenador municipal de Turismo, Jota Ribeiro, destaca que o município é agraciado por dois rios importantes para a região, Paranapanema e o Paraná. Ambos, segundo ele, se tornaram celeiros de turistas quanto à questão da pesca esportiva.

"Nós temos um município muito extenso, que conta com 22 assentamentos que fomentam o turismo rural. Além disso, contamos com a biodiversidade da fauna e da flora agregado ao PEMD [Parque Estadual Morro do Diabo]", detalha o representante da Prefeitura, e menciona que antes da pandemia o parque já chegou a receber até 25 mil pessoas por ano.

Ainda segundo o coordenador municipal de Turismo, Teodoro Sampaio sempre foi uma cidade pautada para grandes eventos, como rodeios, festivais de pesca, entre outros, que colocam o município em destaque na região – estes, inclusive, estão em planejamento e serão retomados em breve. Ele também conta que, recentemente, a cidade realizou a Corrida 5k, que contou com mais de 600 participantes, e o 1º Encontro de Carros Antigos e Rebaixados Interestadual, que registrou a presença de participantes dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

"Esse reconhecimento é fruto do nosso trabalho nos últimos anos, sempre antenados ao Ministério do Turismo, preenchendo todos os questionários, além de estarmos atentos às reuniões com instituições e órgãos relacionados ao setor para que Teodoro possa dar um grande salto e se tornar um município de estância turística", acrescenta.



SAIBA MAIS - Em menos de dois meses, entre fevereiro e março de 2022, a plataforma SISMapa recebeu 2.822 solicitações de atualização de dados ou de novos cadastros, efetuados por gestores municipais. Esses registros foram homologados pelos gestores estaduais de turismo e, posteriormente, validados pelo Ministério do Turismo. "Qualquer município do país pode fazer parte do Mapa do Turismo e, desta forma, ser beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. Para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância na economia do nosso país, gerando emprego e renda para milhares de famílias em todo o país", destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A partir deste ano, gestores de turismo municipais podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração do Mapa do Turismo.  Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano, como explica Débora Gonçalves, secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo. "Diferente de outros anos, em que o período de atualização era de quatro meses e só ocorria a cada dois anos, agora, em pouco tempo, tivemos uma grande adesão ao Mapa do Turismo, confirmando o reconhecimento da importância do setor", detalha. "O registro que apresentamos agora não é definitivo, uma vez que este processo será perene, e já temos outros municípios se preparando para fazer parte do Mapa do Turismo", acrescentou.

.


Fonte: O Imparcial Digital

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista