Escuta especializada registra 134 casos de crianças e adolescentes vítimas de violência no ano 2021 em Lucélia
Nossa Lucélia - 10.03.2022


Escuta especializada mapeou os casos registrados em 2021 em Lucélia, com crianças e adolescentes

LUCÉLIA - Por meio do serviço de escuta especializada, Lucélia mapeou 134 casos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência ao longo do ano de 2021.

Os dados foram tabulados pelas técnicas responsáveis pelo serviço no município, Analine Paloma Veronese Dias e Jacqueline Monteiro dos Santos Silva, junto com a equipe técnica do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), e divulgados no mês passado pela Prefeitura de Lucélia.

O mapeamento foi dividido em nove tipos de violência. A maior incidência entres os 134 casos foi de violência psicológica, com 44 registros, seguida de violência física, com 37 ocorrências. O terceiro maior volume de registros foi de violência sexual, com 25 casos.

A escuta identificou também 9 casos de violência testemunhal, 5 de alienação parental, 5 de cyberbullying, 4 de exploração de menores, 3 de negligência e abandono e 2 tentativas de suicídio.

O QUE É ESCUTA ESPECIALIZADA - A escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade, ou seja, é o momento no qual a criança ou o adolescente vítima ou testemunha de violência será ouvido pela “rede de proteção” instituída no município, de modo que se possa entender o que aconteceu, inclusive para que sejam desencadeadas, desde logo, as intervenções de cunho “protetivo” que se fizerem necessárias, com o subsequente acionamento dos órgãos encarregados da responsabilização dos autores da violência, em havendo indícios da prática de infração penal.

ONDE DENUNCIAR - Os casos de violência contra crianças e adolescentes podem ter encaminhamentos regulares pelos órgãos encarregados, dentro da rede de proteção, como por exemplo as situações em que ocorram atendimentos nas áreas da saúde e social, há identificação de violências, e a partir disso, ocorre a adoção dos protocolos específicos, para cada caso.

Há também situações vividas na comunidade, de violência contra crianças e adolescentes, que podem ser denunciadas. Dois órgãos atuam diretamente com essas demandas: o Conselho Tutelar e o CREAS.

Em Lucélia, o Conselho Tutelar fica na Avenida Internacional, 1462, com o telefone (18) 3551-2529. O CREAS fica na Antonio Chavareli, 1376, com o telefone (18) 3551-1362. As denúncias também podem ser feitas ao Disque 100 e à Polícia Militar pelo 190.


Fonte: Aqui Lucélia

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista