Livro homenageia escritora adamantinense
Nossa Lucélia - 13.06.2021


Live de lançamento do livro Flor e Ser, em homenagem a Geni Omin, ocorre dia 19 de junho

ADAMANTINA - No dia 19 de junho, acontecerá o lançamento do livro Flor e Ser: contos, crônicas e poesias, organizado pelo coletivo Rolê Literário de Adamantina e por uma de suas fundadoras, Dri Lima Barochello.

Flor e Ser, além de livro é um encontro de gerações que carregam em si o amor pela literatura: onze jovens autores, com seus contos, crônicas e poesias, leem e comentam onze escritos de Geni Omin, a matriarca de nosso jardim.

O lançamento será transmitido ao vivo pelo canal do Rolê Literário de Adamantina no Youtube, a partir das 15 horas com previsão de término para as 17h.



O evento contará com as participações de Rabay, com releitura musical de um dos poemas de Fernando Pessoa, e de Dri Lima Barochello e Eduardo Andrade, apresentando uma música autoral inspirada em “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. Além dessas apresentações, teremos um bate-papo com a ilustradora do livro, Jaqueline Zaparolli e a fotógrafa responsável pela capa de Flor e Ser, Taisa Maria Laviani, sobre seus processos criativos para o livro. O bate-papo se estenderá aos demais autores e ao editor Renato, da editora E-liber, encarregado pela publicação do livro. Também participará da live de lançamento, Ivoni Ramos, responsável pela Casa do Garoto de Adamantina, já que parte do valor arrecadado com a venda dos livros será revertida em doações para a instituição.

O Rolê Literário surgiu de um projeto anterior - os Encontros Literários - composto inicialmente por Dri, Dona Geni, Marcos, Guilherme, Passarinho e Jurema. Esses apaixonados por literatura se conheceram na Biblioteca Municipal de Adamantina e decidiram se reunir para trocarem impressões e discutirem sobre textos literários ou excertos de variados gêneros, além de compartilharem suas criações.



Estava aí o pontapé inicial para união de literatos locais, que desde 2017 agrega escritores, admiradores e amantes da literatura para trocas coletivas, expressões artísticas e incentivo à escrita e leitura. Atualmente, 20 pessoas fazem parte do que agora se denomina Rolê Literário, um coletivo que tem como pretensão dar sequência à proposta dos Encontros Literários, promover reuniões para fomentar a produção literária, publicar outros livros com escritoras e escritores locais e mostrar quanta literatura floresce do nosso interior.



Em 2019, Dri Lima, inspirada pelos textos da anciã Geni Omim - escritora e artesã, amante de todas as artes - uniu as produções de Dona Geni a outros onze autores: Alissa Borges, Arthur Pereira, Deoene Fernandes, Dri Lima, Eduardo Andrade, Giovana Koga, Jaqueline Zaparoli, Jeisy Leonel, Taisa Maria, Valdir Cardoso e Vitor Felipe, fazendo assim Flor e Ser ganhar vida. O livro também é uma dedicatória à memória de Jurema, que foi funcionária da biblioteca municipal de Adamantina e grande amiga e incentivadora do Rolê Literário.

Flor e Ser é uma antologia recheada de contos, crônicas e poesias germinadas na região adamantinense, que tem como objetivo incentivar a produção literária no interior paulista e valorizar nosso jardim cultural, repleto de seres-flores que tanto embelezam nossas vidas.


Fonte: Siga Mais / Da Assessoria

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista