|
Escola de Martinópolis é destaque em revista nacional
Nossa Lucélia - 22.12.2009
MARTINÓPOLIS - Os alunos da Escola Municipal Doutor Francisco Marques Bonilha, em Martinópolis, tiveram trabalho publicado na revista “Guia Prático Para Professores de Ensino Fundamental I”, de circulação nacional. O material intitulado Meio Ambiente, dos alunos e educadores do Bonilha, está publicado na edição nº 70, referente a dezembro de 2009 e janeiro de 2010, já que a revista da Editora Lua é publicada bimestralmente.
Conforme a direção da escola, o projeto Meio Ambiente foi enviado em várias etapas, entre fotos e material escrito. A primeira remessa foi enviada por e-mail em 19 de outubro. Ainda segundo a direção, o convite para participar com o material e colaborar no conteúdo do veículo partiu da repórter Mônica Krausz.
Trabalho de uma década, que recebeu cuidado especial nesse ano. É como professores e diretores avaliam o projeto Meio Ambiente. “O projeto é desenvolvido há cerca de uma década, porém, este ano, houve maior articulação na elaboração e execução”, disseram. “Professores, alunos, gestores e funcionários se empenharam para que o trabalho ganhasse força. Isso resultou na publicação do Projeto pela revista “Guia Prático Para Professores de Ensino Fundamental I”.
A satisfação de serem prestigiados através da publicação é geral, seja entre educadores, alunos ou funcionários. “É o reconhecimento pelo esforço individual de cada participante do projeto”, afirmaram.
O Projeto
Após a educação ambiental entrar como lei no currículo das escolas municipais de Martinópolis, a escola Bonilha desenvolveu um calendário de atividades com datas comemorativas, ações a serem desenvolvidas, entre outras medidas.
Conforme a coordenadora pedagógica, Maria Cecília Rizo Pereira, as atividades foram planejadas segundo um calendário ambiental. Foram lembradas datas como o Dia Mundial da água (22 de março), Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), por exemplo.
O projeto foi desenvolvido em dez etapas como: reuniões; planejamento de atividades; montagem do calendário; envolvimento dos alunos nas atividades; incentivo ao aluno quanto aos temas; realização de leituras coletivas para inspirar novas ações; incentivo aos alunos no sentido de procurarem e trabalharem materiais como: reportagens acerca do assunto, filmes, peças e poesias; ainda convites para especialistas ministrarem palestras e, por fim, expor os trabalhos numa feira aberta à comunidade.
(Fonte: do GN Online / Eriberto Margarizo, em especial para o Grupo Notícia
© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.brLucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista