Gestores de Adamantina e Lucélia avaliam pandemia e veem com otimismo testes com vacinas
Nossa Lucélia - 31.12.2020


Márcio Cardim, reeleito prefeito de Adamantina, e Tati Guilhermino, eleita nova prefeita de Lucélia, acreditam que as atividades rotineiras serão retomadas no próximo ano

REGIÃO - Abalado pela pandemia do novo coronavírus e todos os seus impactos na saúde, o mundo termina 2020 e começa 2021 com boas perspectivas em torno da vacina para a ?ovid-19. Nem os mais pessimistas poderiam prever este cenário que mudou a rotina do mundo inteiro. Este ano ficará registrado como período histórico.

O prefeito de Adamantina Marcio Cardim (DEM), e a prefeita eleita em Lucélia, Tatiana Guilhermino (PV), veem com otimismo os testes com as vacinas. Ambos acreditam que as atividades rotineiras serão retomadas no próximo ano. “Claro, que depois de todo esse quadro gerado pelo coronavírus, muitas coisas sofrerão ajustes, mas tenho certeza de que todos aprendemos com esse momento”, comenta Cardim.

Para a prefeita eleita de Lucélia as expectativas vêm através da possibilidade da vacinação em massa. “O ano de 2021 será um ano de trabalho, de reestruturação da nação, e para a saúde em específico. Será um ano de reconstrução de vida. Nasce com 2021 um desejo de ser e fazer melhor. Nascem no meu ponto de vista, pessoas melhores, uma nação mais fortalecida e mais consciente, com o desejo de viver o novo e isso se aplica à nossa realidade local”, diz.

PRIMEIRAS MEDIDAS

Em Adamantina logo na primeira quinzena do mês de março a Prefeitura criou o Comitê Municipal de Contingenciamento ao Coronavírus. Uma das primeiras atitudes da Administração Municipal foi distribuir máscara facial para toda população.

A crise gerada pelo novo vírus trouxe para a cidade 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). “Não medimos esforços para poupar vidas. Além dos 10 novos leitos, reformamos a ala feminina e particular da Santa Casa, e reformamos e ampliamos a UTI com equipamentos e materiais novos, além de outras várias conquistas”, observa Cardim.

Segundo o gestor, a situação não foi fácil. Além da saúde, aponta o impacto financeiro, as medidas impostas pelo Plano São Paulo e os protocolos sanitários como um grande desafio.

Adamantina recebeu por volta de R$ 13 milhões para contenção da pandemia e, de acordo com Administração Municipal, o recurso é empregado com planejamento e responsabilidade. “Esse montante veio graças ao trabalho da equipe de saúde que produziu serviços à população. Municípios maiores que o nosso receberam menos recursos do Governo Federal. Recebemos mais porque a nossa produção visando à saúde da população foi alta”, considera o prefeito.

2020 E 2021

Para a prefeita de Lucélia, o ano termina com balanço de muitas incertezas e adaptações. “Não era esperado vivermos um momento tão delicado como foi essa pandemia. A princípio tudo era um grande ponto de interrogação. As informações foram chegando, as ações foram acontecendo, as possibilidades surgindo e fomos aprendendo a lidar com tudo isso. Tivemos momentos de afastamentos extremos e isso trouxe a população e aos profissionais de saúde muita angustia”, avalia.

O ano de 2021 será de muito trabalho para Tatiana Guilhermino. “Iniciamos em Lucélia um novo ciclo, uma nova fase. Lucélia, hoje, tem um povo sofrido, de mãos calejadas, de autoestima baixa. Nossa missão e mudar essa realidade e tenho fé que vamos ter dias ensolarados, onde a chuva trará paz, faremos a semeadura e colheremos bons frutos”, finaliza.

Marcio Cardim explica que seu novo mandato será iniciado sem dívidas, com dinheiro em caixa e com os maiores problemas de Adamantina resolvidos na gestão 2017-2020. “Tudo sinaliza que vamos conseguir avançar muito nos próximos quatro anos. Teremos a oportunidade de executar novos projetos e ideias. Ficamos o tempo todo neste primeiro mandato consertando erros do passado. Adamantina como Polo Regional de Saúde, essa é a meta”, finaliza.

ANO DESAFIADOR

Quem também avalia o ano, pela área da Saúde, é a cooperativa Unimed Adamantina, que avalia como desafiador o ano de 2020. “Graças à solidez que conquistamos nos últimos anos, estamos vencendo com maestria”, ressalta a empresa, que além de prestar atenção integral aos beneficiários durante a pandemia, modernizou e ampliou os canais não presenciais de atendimento, e reforçou o espirito cooperativista. “Estamos vencendo a pandemia com união, esperança e fé. Esperamos que daqui para frente só tenhamos notícias boas e saúde para nós, nossos colegas médicos, colaboradores, beneficiários e população em geral”.

A empresa contribui efetivamente para o combate a pandemia, doando EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), insumos e testes para a Covid-19, para as Santas Casas da região que prestam serviços para a Unimed.


Fonte: Daiane Milani _ Especial para o Impacto

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista