Emitido parecer favorável ao Projeto de Lei que eleva Lucélia a Município de Interesse Turístico
Nossa Lucélia - 11.03.2020


Com o aval do órgão do governo de SP, PL ganha força para ser votado na Assembleia Legislativa

LUCÉLIA
- O Projeto de Lei (PL) nº 204 de 2019, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e que transforma Lucélia em Município de Interesse Turístico (MIT) recebeu o parecer favorável emitido pelo Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos (GAMT), órgão da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, certificando assim que a cidade atende aos requisitos legais para receber a certificação e investimentos no setor.

Veja aqui a íntegra do documento

Com o aval positivo do próprio órgão estadual que gere as políticas públicas de turismo no Estado, o PL ganha força para ser votado pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa, onde a proposta tramita desde março do ano passado, com autoria assinada pelo deputado estadual Mauro Bragato.

O prefeito de Lucélia, Carlos Ananias Junior, já foi comunicado da decisão do GAMT. Esta conquista é o resultado de um esforço conjunto da Diretoria de Turismo, na figura do diretor Fernando Morais, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e parceiros de entidades públicas e privadas.

Segundo informa o site da Alesp, o parecer já foi integrado ao PL no dia 21 de fevereiro último, e segue sua tramitação na Casa Legislativa, ainda sem previsão de votação.

SALTO BOTELHO: PRINCIPAL POTENCIAL TURÍSTICO DA CIDADE - Proposto pelo deputado estadual Mauro Bragato, o PL que confere a Lucélia a certificação de MIT é amparado em uma ampla justificativa. O documento destaca que a cidade reúne características especiais para alcançar essa a condição.

Segundo cita o PL, as terras do atual município de Lucélia foram colonizadas em 1920, por imigrantes russos e eslavos com a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana. Em 1929, foi construído o primeiro rancho e deu início à cidade Zona da Mata. Em 1939, Luiz Ferraz de Mesquita fundou a povoação que recebeu o nome de Lucélia. Em 30 de novembro de 1944, o povoado foi elevado à categoria de distrito e de município, e tem como peculiaridade ser o primeiro município da Nova Alta Paulista e conhecida como a Capital da Amizade.

O PL destaca que a principal área de lazer existente no município fica às margens do Rio Aguapeí, junto ao Salto Carlos Botelho. A Cachoeira tem mais de 50 metros de extensão e 5 metros de altura. A queda d'água produz forte neblina que atinge os espectadores às margens do rio e a agitação das águas com a queda no Salto, propicia um raro espetáculo aos frequentadores.

Ainda de acordo com o PL, o lugar é perfeito para quem aprecia a pesca e o contato com a natureza, principalmente pelas suas águas cristalinas. O texto cita ainda que ao lado do Salto Carlos Botelho, o município conta com as instalações do Clube de Campo Max Wirth (atualmente desativado), mas que já foi uma referência de lazer para a região.

O PL reforça que os recursos naturais e paisagísticos já transformaram Lucélia numa importante referência turística regional.

Por fim, o a justificativa encerra e prevê que a transformação de Lucélia em Município de Interesse Turístico permitirá reconhecer a vocação especial do município para o turismo de lazer. A efetivação desta medida gerará, com o apoio do Estado, um novo ciclo de prosperidade e desenvolvimento regional, respaldado nas potencialidades que o município naturalmente oferece e permitirá a intensificação do desenvolvimento da região da Nova Alta Paulista, gerando emprego e renda que a região tanto necessita, colocando, definitivamente, o município de Lucélia no Calendário Turístico Nacional.


Aqui Lucélia

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista