Paróquia Sagrada Família faz campanha para comemoração do Jubileu de Brilhante
Nossa Lucélia - 12.10.2019


Quem tiver fotos antigas da Igreja Matriz e quiser colaborar com o projeto, deverá procurar a secretaria da Paróquia

LUCÉLIA - A Paróquia Sagrada Família de Lucélia inicia o Ano Jubileu que culminará com as comemorações dos 75 anos (Jubilei de Brilhante), que ocorrerá na próxima terça-feira (15 de setembro).

Uma campanha para resgatar fotos antigas da Igreja Matriz foi iniciada, com intuito de fazer, futuramente, uma revista contendo fotos da Paróquia, em comemoração ao Jubileu de Brilhante, fato este que movimentará a Paróquia Sagrada Família nos próximos 12 meses.

Portanto, quem tiver fotos antigas da Igreja Matriz e quiser colaborar com o projeto, deverá procurar a secretaria da Paróquia.

A Igreja Matriz da Sagrada Família é uma das mais belas igrejas da Diocese de Marília. Construída em estilo romântico, tem semelhanças arquitetônicas com a Catedral de Turim, na Itália.

HISTÓRIA - Os primeiros vestígios de Civilização Cristã em nossa região, datam de 1.904, com o Frei Segismundo de Canazé, com a colaboração de outros frades capuchinhos que igualmente trabalharam na missão ao lado dos índios coroados e xavantes. 

A primeira capela foi construída em 1935 pelos imigrantes alemães, sob a denominação "Capela de Santo Antonio", no Bairro Colônia Paulista.

Em 1939 foi edificada uma capela de madeira na Avenida principal de Lucélia. 

Em janeiro de 1944, o então bispo de Cafelândia, Dom Henrique César Fernandes Mourão nomeou o Pe. Bernardo Reckers para desenvolver os trabalhos pastorais em Lucélia.

Em janeiro de 1945 foi iniciada a construção da casa paroquial, em terreno doado por Luiz Ferraz de Mesquita. 

O Pe. Bernardo já residia em Lucélia quando o Monsenhor Victor Mazzei, vigário capitular da diocese de Cafelândia, publicou em 25 de maio de 1.945 o decreto de fundação da Paróquia Sagrada Família e confiou a ele o posto de primeiro vigário da nova comunidade. 

Em 30 de junho de 1.946, foi lançada a primeira pedra para a construção da nova matriz, que em virtude de um forte vendaval, desabou ainda em construção. 

Em 28 de outubro de 1.954, a paróquia foi entregue à Congregação Salesiana e as atividades religiosas foram transferidas para a capela do Ginásio Salesiano. 

Em 25 de fevereiro de 1.955 foi lançada a pedra fundamental para a construção da atual Igreja Matriz. 

No dia 19 de março de 1955, todas as atividades religiosas foram transferidas para o salão onde funcionou por muito tempo o Lucélia Futebol Clube. 

A edificação da igreja teve um grande avanço a partir da posse em 06 de janeiro de 1957, do Padre FRANCISCO MAHR, que era engenheiro e foi quem planejou a atual Igreja Matriz.

A primeira missa na nova Matriz foi celebrada em 08 de janeiro de 1.960.

Outro fato muito importante na história da Igreja Matriz, é a data de 29 de março de 1.968, quando foi recepcionada em Lucélia, a imagem verdadeira de Nossa Senhora de Aparecida.


Fonte: Marcos Vazniac 

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2019 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista