Câmara aprova Lei que institui Semana de Gastronomia
Nossa Lucélia - 14.09.2019


Lei visa estimular atividades gastronômicas no município de Lucélia


LUCÉLIA - Os vereadores da Câmara Municipal de Lucélia, aprovaram por unanimidade de votos, o Projeto de Lei n.º 022/2019 que  institui a Semana Municipal da Gastronomia no Município de Lucélia. O presente Projeto de Lei vai para sansão e tem como objetivo reforçar a vocação gastronômica no município.

Fica instituída, no município de Lucélia, a Semana Municipal da Gastronomia, a realizar-se no mês de Junho, em comemoração ao aniversário da cidade.

A semana, ora instituída, tem os seguintes objetivos:
I - evidenciar e reforçar a vocação gastronômica de local;
II - reconhecer o trabalho desenvolvido pelos empreendedores gastronômicos no fomento à economia do Município, na distribuição de renda e na geração de inclusão social;
III - ressaltar a importância da gastronomia para diversificar as atividades econômicas por meio da indústria, do comércio e do turismo;
IV - estimular o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação através de oficinas, exposições, palestras, feiras de produtos, rodadas de negócios, cursos de capacitação para aplicação na cadeia produtiva da gastronomia;
V - apoiar ações de educação, profissionalização e qualificação do trabalhador do setor gastronômico urbano e rural e valorizar a cultura alimentar com ações que possibilitem a transmissão do saber e das competências; VI - fomentar a criação e a implementação de programas de difusão, valorização e preservação das práticas, modo de preparo, consumo e fazeres culinários;
VII - incentivar a criação, manutenção e consolidação de mercados, feiras e festas municipais tradicionais e populares.

No âmbito da Semana Municipal da Gastronomia, terá como objetivo prioritário que as atividades celebram e promovam o Patrimônio Gastronômico Luceliense.

O município fica autorizado a firmar as parcerias que se fizerem necessárias para a realização da Semana Municipal da Gastronomia.

A Lei visa, objetivamente, estimular as atividades gastronômicas no município de Lucélia, sendo essencial o incentivo destas atividades tradicionais e étnicas, através da divulgação e comercialização.

Ao instituir uma Semana Municipal da Gastronomia, abre-se importante espaço para que as empresas do setor ganhem visibilidade, gerando benefícios como o incremento da economia e a atração de turistas. A realização de tal evento justifica-se porque, além de colocar a cultura gastronômica na vitrine, serve como uma importante ferramenta para impulsionar negócios. O turismo local e regional ficará em evidência por meio da possibilidade de divulgar festejos tradicionais, rotas turísticas, espaços culturais dedicados às tradições culinárias e outras atrações.

Entre os objetivos da proposta está o reconhecimento do trabalho realizado pelos empreendedores da área da gastronomia, responsáveis por manter viva uma das características locais mais marcantes: a qualidade e a fartura da mesa local.

O presente Projeto de Lei servirá também como forma de manter viva a tradição da culinária familiar, pois muitas receitas acabam-se perdendo com o tempo pela falta de incentivo de serem passadas a outras gerações, muitas vezes por falta de incentivo. O Projeto de Lei é de autoria do vereador Eduardo Fatinanci, o Lambari.


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2019 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista