Exército aprova implantação do Tiro de Guerra em Lucélia
Nossa Lucélia - 26.07.2019


O local já foi escolhido é será em um prédio próximo à Santa Casa de Misericórdia

LUCÉLIA - A prefeitura de Lucélia recebeu um ofício datado de 15 de julho, assinado pelo Coronel Marcelo Martins – Chefe do Estado Maior da 2.ª Região Militar, onde dá parecer favorável para a implantação de um Tiro de Guerra (Escola de Civismo e Cidadania) no município de Lucélia-SP.

A conquista é fruto de um trabalho minucioso do Legislativo Municipal, através do Presidente da câmara, Eduardo Fatinanci e dos vereadores, especialmente aqueles que o acompanharam em viagem a São Paulo, onde foi apresentada a reivindicação inicial e feito o primeiro contato com o comando do Exército Brasileiro. O Executivo Municipal no momento está, após ter sido oficiado da aprovação, está em fase de providenciar a documentação necessária para a efetivação do TG em Lucélia.

A prefeitura de Lucélia irá receber, oportunamente, uma orientação que trata da documentação necessária, de forma a serem adotadas medidas administrativas necessárias para a implantação do Tiro de Guerra.

Dentre as medidas que a prefeitura terá que tomar estão a futura casa do sargento que será designado para atuar no Tiro de Guerra de Lucélia, e a manutenção do prédio, onde será instalado do Tiro de Guerra. O local já foi escolhido é será em um prédio próximo a Santa Casa de Misericórdia, mais exatamente, em um prédio onde funcionava oftalmologista.

O local está abandoando, e uma ampla reforma será efetuada por parte da prefeitura. O funcionamento em definitivo do Tiro de Guerra na cidade de Lucélia se dará oficialmente em 2021.

O retorno do Tiro de Guerra para Lucélia é um anseio da população da cidade, e foi uma árdua batalha iniciada pelos vereadores do município. Os vereadores de Lucélia aprovaram, por unanimidade, requerimento que solicita a reativação do Tiro de Guerra na cidade.

Uma reunião foi realizada recinto da Câmara Municipal de Lucélia, para discutir a possibilidade da reativação do Tiro de Guerra no município e os benefícios que isso poderá trazer para toda a comunidade, especialmente para os jovens. Estiveram presentes na oportunidade, diversas autoridades, entre elas, o Sargento Saulo, instrutor do Tiro de Guerra de Osvaldo Cruz, o Tenente Vagner, da Polícia Militar, o Prefeito de Lucélia, Carlos Ananias Campos de Souza Júnior, o Presidente da Câmara Municipal de Lucélia, Eduardo Fatinanci e vereadores, representantes do Conselho Tutelar de Lucélia, além de convidados.

O município recebeu a visita do Coronel Chiareli, que fez uma inspeção no local onde funcionava o Tiro de Guerra de Lucélia, bem como em outros prédios disponibilizados pelo município.

TIRO DE GUERRA - Os Tiros de Guerra (TG) são experiências bem sucedidas entre o Exército Brasileiro e a Sociedade Brasileira, representados pelo poder público municipal e pelos milhares de cidadãos brasileiros que ingressam nas fileiras do Exército anualmente.

Os jovens, ao serem matriculados com base na Lei do Serviço Militar (LSM), recebem a denominação de “ATIRADORES”, designação emblemática e histórica, oriunda das primeiras sociedades de Tiro ao Alvo no Brasil, com finalidades militares e de formação da reserva para o Exército, embrionárias dos atuais TG. Mais que o caráter obrigatório, essa modalidade de Serviço Militar configura um direito do cidadão em dar sua contribuição, ainda que modesta, para a defesa da Pátria, conciliando sua vida cotidiana com sua rotina de trabalho, estudo e convívio familiar.


Fonte: Gazeta Regional de Lucélia _ Colaborou – Eduardo Fatinanci / Redação – Kako de Oliveira

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista