FRAGUIMENTOS DA HISTÓRIA DE LUCÉLIA
Presença alemã na região de Lucélia é anterior à chegada dos russos de Balisa
Nossa Lucélia - 25.06.2019


Os primeiros eslavos chegaram na região de Balisa no final da década de 1920

LUCÉLIA - A presença de imigrantes oriundos da Alemanha é anterior à chegada dos eslavos em Balisa. Segundo dados do livro Colonizador Max Wirth, fundador da cidade de Osvaldo Cruz, uma coletânea escrita pelo pesquisador José Alvarenga, da cidade de Osvaldo Cruz, traz pistas de que os germânicos chegaram antes, na região onde fica hoje o município de Lucélia.

O livro traz a biografia de Max Wirth fundador de Osvaldo Cruz e desbravador das terras onde está localizada parte do município de Lucélia.

“Ainda nesse ano de 1921, Max Wirth fez a primeira derrubada no Salto Botelho onde montou uma serraria com o intuito de abrir uma fazenda.”

“Os únicos moradores nas proximidades residiam no patrimônio “Nova Pátria”, posteriormente denominado “Colônia Paulista”, de colonização alemã. A cidade mais próxima era Araçatuba, com a qual estava ligada por um caminho estreito e acidentado, só transitável por animais e carros de boi”.

“Não logrou êxito fácil Max Wirth, pois um terrível surto de malária vitimou quase todos os seus auxiliares e colonos. Em 1922, foi obrigado a adiar seu empreendimento, ficando fazenda Guataporanga intacta até 1941”.

Como podemos analisar os russos e búlgaros que fundaram a colônia eslava de Balisa só chegaram em Brasil em fevereiro de 1926, vindos de navios que zarparam de portos da Itália e Alemanha. Os primeiros eslavos que chegaram na região de Balisa aconteceu no final da década de 1920, portanto, neste período de tempo os alemães já comiam chucrute no meio da selva.



Fonte: Marcos Vazniac _ Com colaboração de Dra. Svetlana Ruseishvili- Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Pesquisadora da imigração russa e eslava no Brasil / Crédito fotos: Facebook Filhos de Lucélia

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2019 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista