Colônia Balisa foi tema de TCC na Unifai
Nossa Lucélia - 13.12.2018


As terras da colônia Balisa pertenciam ao município de Martinópolis. Após a emancipação político-administrativa de Lucélia, ocorrida em 1944, a colônia passou a ser parte integrante do território luceliense

LUCÉLIA - A tecnologia da informação aproximando povos e países. Da Moldávia, o pesquisador Dorin Lozonavu assiste a apresentação de TCC dos graduandos em História da UniFai Vitor Hugo Silva Souza e Alecsander da Silva Rodrigues. Tema: Balisa, colônia de bessarabianos: uma experiência exótica no extremo oeste paulista. A formação étnico-cultural da Nova Alta Paulista contém uma riquíssima diversidade, que nós pouco conhecemos. Parte da riqueza cultural aos poucos está sendo descoberta.

Os universitários Vitor Hugo Silva Souza da cidade de Pauliceia (SP) e Alecsander da Silva Rodrigues da cidade de Pacaembu (SP), apresentaram o TCC (Trabalho de Conclusão do Curso), de História, enfocando a colônia Baliza, formada por imigrantes eslavos oriundos da antiga Bessarábia, hoje Moldávia.

A colônia Balisa ficava no município de Martinópolis e somente depois da emancipação político-administrativa de Lucélia, ocorrida em 1944, passou a ser oficialmente de Lucélia. A apresentação do TCC ocorreu na noite da quinta-feira (06), na Unifai, em Adamantina.

A banca de avaliação do TCC foi composta pelos professores Bruno Pinto Soares, Izabel Castanha Gil e o convidado Marcos Antônio Vazniac. Ao final da avaliação, ficou concluído que o TCC deverá ser acrescido de alguns novos dados.

A novidade do TCC foi a participação em tempo real do renomado historiador Dorin Lozonavu, que falou em italiano, via internet, direto da cidade de Chisinau, capital da Moldávia. Ele participou em tempo real, interagindo com os professores, respondendo dúvidas e ouvindo sugestões. Um dos temas propostos e aceitos de ambos os lados, foi elaborar um estudo para possibilitar, no futuro, um intercâmbio oficial entre cidades irmãs e universidades da região com a Moldávia.

Com o contato real entre historiadores da Moldávia e da região da Nova Alta Paulista, surge um caminho fértil que deverá ser percorrido pelos pesquisadores de ambos os países.


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista