Show internacional em Adamantina: uma vitória das parcerias
Nossa Lucélia - 21.05.2017
Evento com a presença de músico equatoriano é fruto de parcerias entre várias pessoas e instituições
ADAMANTINA - “Sonho que se sonha só, é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Esta frase atribuída a John Lennon e inserida na música Prelúdio, de Raul Seixas, bem se aplica ao evento que aconteceu nesta sexta-feira (19), quando o músico Leo Rojas nos brindou com um show instrumental de características étnicas e regionais.
COMO UM ARTISTA EQUATORIANO, QUE VIVE NA ALEMANHA, VEIO PARA ADAMANTINA? - Obra iniciada por Vera Mira, funcionária do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI). Como admiradora pragmática, não ficou apenas nos suspiros. Tratou de criar uma Fan Page e ali postava matérias específicas da trajetória do músico. Nesse ambiente virtual relacionava-se com os fãs do mundo todo e escrevia reiteradamente: “Ele virá”.
Eu, que gosto de músicas étnicas e regionais, aproximei-me da Vera e começamos a pensar numa forma concreta de trazê-lo para cá. Os cursos de História e de Geografia poderiam constituir-se na ponte necessária para a materialização da ideia. E isso dependeria dos alunos. Como é próprio daqueles que se dedicam às Ciências Humanas, a maior parte deles aprovou e o projeto começou a tomar forma. A iniciativa tornou-se um desdobramento do sarau cultural promovido nestes cursos, e que já está em sua terceira edição.
O próximo passo seria o suporte institucional da UniFAI, pois estávamos em 2016. O sim da coordenadora de curso Simone Leite Andrade e da direção geral, na época o Prof. Dr. Wendel Cleber Soares, possibilitou a conexão local a um evento internacional.
Em 2017, às vésperas do grande encontro, todos estavam empenhados: alunos, professores, a nova coordenadora Siomara Ladeia Marinho, promotora Vera Mira e UniFAI. Além dos segmentos institucionais, a mídia local e regional, os patrocinadores, os apoiadores, e os admiradores deste estilo musical, cada um a seu modo, contribuíram para que o artista sentisse acolhido em nossa cidade e nos brindasse com uma apresentação magistral. Leo veio acompanhado do músico italiano Sandro Tonon. Quer manifestação mais real da era da globalização?
As parcerias, no entanto, não pararam por aí. O curso de Publicidade e Propaganda fez uso pedagógico da iniciativa e nos brindou com um maravilhoso logotipo do Sarau Cultural e com uma página no Facebook para que possamos divulgar eventos e atividades realizadas pelos cursos de História e de Geografia. Essa parceria deu escala e visibilidade as nossas iniciativas e estamos orgulhosos disso. Nossos agradecimentos às professoras Ieda Borges e Lilian Pacchioni P. Souza. Nosso especial carinho à Taylana Luana Santos Ruiz, ao Lucas Aroeira e Heorana, alunos do 5º termo de Publicidade, que desenvolveram todo o trabalho conceitual e prático do logotipo, do flyer e da página virtual.
Realizamos, também, parceria com o Diretório Central de Estudantes (DCE), recém-instalado na UniFAI, para divulgação do show musical junto a outros cursos. Certamente, novas ideias virão. Queremos continuar produzindo conteúdos que estimulem outras parcerias, pois a conectividade é marca do nosso tempo e isso nos enriquece.
Tamanha sinergia desaguou num evento descontraído, acolhedor e inesquecível. Muito mais que uma junção de pessoas para apreciar a boa música instrumental, lá estavam pessoas unidas pela universalidade da arte musical e para valorar o seu trabalho em torno de objetivos comuns.
Fonte: Por Prof.ª Dra. Izabel Castanha Gil - revisão de Daniel Torres de AlbuquerqueVoltar para Home de Notícias
Lucélia - A Capital da Amizade O primeiro município da Nova Alta Paulista |