EE Prof. Carlos Umberto Carrara realiza exposição sobre Balisa
Nossa Lucélia - 26.11.2016

A exposição está na sala de leitura da unidade escolar à disposição dos professores, funcionários e alunos da escola

LUCÉLIA - A EE Prof. Carlos Umberto Carrara, situada na Vila Rancharia, na cidade de Lucélia, iniciou no sábado, 19, a exposição fotográfica “Balisa, um distrito que desapareceu”.

Idealizada pela Eliana Ribeiro da Silva, aluna do 6.º termo de História da Faculdade Anhanguera, a exposição que permanecerá na sala de leitura da escola até o final da semana, permite aos alunos conhecer a origem do município de Lucélia e região. A exposição faz parte do projeto de estágio da faculdade do ensino de História, enfocando no tema memória histórica.

Para realizar a exposição, a Eliana fez  pesquisas no Facebook, mais precisamente na página Balisa, distrito de Martinópolis e Lucélia, onde arrumou fotos antigas postadas por antigos moradores da colônia russa. Além de fotos e relatos de antigos moradores, ela conseguiu entrevistas com antigos moradores, trechos do livro escrito pelo jurista Jorge Cocicov, que abrange a imigração búlgara para o Brasil, e tem destaques em dois capítulos para o distrito de Balisa.

A exposição permanece na sala de leitura da unidade escolar à disposição dos professores, funcionários e alunos da escola que tem uma boa oportunidade de enriquecer seus conhecimentos com o tema Balisa, a primeira célula máter da cidade de Lucélia, e outras cidades da região como Inúbia Paulista, Osvaldo Cruz e Adamantina, dentre outras.

Balisa foi uma comunidade formada nas proximidades dos atuais ribeirões Água Grande e Balisa, hoje dentro do município de Lucélia, mas que na época pertencia ao vizinho município de Martinópolis. Da extinta Bessarábia,  vieram imigrantes de nacionalidade romena, pois os imigrantes eram radicados na Romênia, mas todos eles eram da Bessarária, um enclave disputado pela Rússia e Romênia. Após o fim da 2.ª Guerra Mundial, (1939-1945) a Bessarábia mudou de nome, passando a se chamar Moldávia e voltou a ser administrada pelos russos, sob o regime comunista. Depois do fim da URSS em 1991, a Moldávia virou país independente, com Constituição e governo democrático.  Local de terra fértil, a Moldávia é rica na produção de trigo, cevada, frutas,  como a uva da qual tem  destaque na produção de bons vinhos e no tradicional açúcar de beterraba. Os imigrantes desta parte do globo que vieram para no Brasil eram a maioria eslavos , como russos, ucranianos, búlgaros, e outras nações como os letos, romenos, húngaros e até poloneses.

Hoje, Balisa não existe mais e parte de sua memória remonta a alguns moradores que residem em cidades como Lucélia, Inúbia Paulista, Atibaia, Campinas, São Paulo, São Caetano do Sul, Indaiatuba, Adamantina, Panorama, Araçatuba, Osvaldo Cruz,  Presidente Prudente, Marília, Maringá, Londrina, Curitiba, Campo Grande, Sinop, Dourados e outras cidades por todo país.



Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista