Com capacidade para 844, presídio de Flórida tem mais de 1.950 detentos
Nossa Lucélia - 26.07.2016



FLÓRIDA PAULISTA - Em um ano, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) não conseguiu sanar o déficit de mais de 12 mil vagas nas 26 unidades prisionais da região de Presidente Prudente.

Conforme dados da secretaria, em junho do ano passado, havia no sistema 12.473 presidiários além da capacidade, com apenas cinco unidades sem superlotação, e as demais tendo mais presos do que comportam. Neste ano, houve uma pequena redução, mas ainda existem 12.247 vagas a serem preenchidas e as mesmas 21 unidades prisionais sobrecarregadas.

Neste mesmo período, o crescimento na população prisional foi de 1,8% – a qual foi de 29.716 pessoas em 2015 para 29.761 em 2016. O maior déficit de vagas atualmente fica na penitenciária de Flórida Paulista (1.111), depois vem os presídios de Martinópolis (1.059), Junqueirópolis (1.043) e Irapuru (1.013).

De acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária do Governo do Estado, a Penitenciária de Flórida Paulista tem capacidade para abrigar um total de 844 presos, porém está atualmente com um total de 1.955 presos, portanto, mais do que o dobro de sua capacidade.

O sindicato dos agentes penitenciários tem alertado sobre o problema e mostrado preocupação sendo que em alguns prédios já ocorreram agressões contra agentes.

A SAP foi procurada para se posicionar sobre as informações, mas se limitou a responder que prevê a construção de uma nova unidade prisional em Santo Anastácio.

O professor de Psicologia Social da Unesp (Universidade Estadual Paulista) do campus de Assis Luiz Carlos da Roch aponta que o sistema prisional adotado atualmente “nunca ressocializou” o preso, especialmente quando atinge “níveis de desumanidade muito grandes”. Ele aponta ainda que o déficit de vagas “jamais será suprido”, pois é inviável financeiramente. “Uma vaga carcerária custa quatro salários mínimos ao mês para sua manutenção, além do gasto de R$ 40 mil a R$ 80 mil para implantação”, diz.


Fonte: Do Jornal Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista