Alunos recebem atendimento educacional especializado em Lucélia
Nossa Lucélia - 28.05.2016

Escola prepara alunos para desenvolver habilidades e utilizar instrumentos de apoio que facilitem o seu desenvolvimento

LUCÉLIA - Com objetivo de preparar os alunos para desenvolver habilidades e utilizar instrumentos de apoio que facilitem o seu desenvolvimento, a Emef Profª Maria do Carmo de Menezes Mendonça conta com sala de recursos multifuncional do projeto AEE (Atendimento Educacional Especializado).

A professora Gisele Cristina F. Mendonça, especialista em Educação Especial, explica que este atendimento tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. “O AEE complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela”, comenta.

O público alvo desta sala são alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. “O AEE trabalha com recursos multifuncionais com uma criança com deficiência auditiva que estuda o alfabeto em Libras; deficientes visuais aprendem o braille; deficientes intelectuais usam jogos pedagógicos complementares ao aprendizado; alunos com paralisia cerebral utilizam Tecnologia Assistiva (TA) para se comunicarem, entre outros”, explica.

Os alunos são atendidos no contraturno da sala de aula regular e os horários de atendimento são previamente marcados de acordo com a necessidade de cada estudante. Atualmente, são atendidos 13 estudantes das escolas Emef Profª Maria do Carmo de Menezes Mendonça, Emef Argemiro de Almeida Gonzaga, Emef Carlos Bueno e Emef Soledade Domingues Iglêsias.

A educadora Gisele, além de realizar as atividades com os alunos e adaptar os materiais necessários, também estabelece articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos recursos pedagógicos, de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.


Fonte: Do GI Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista