Lucélia e Junqueirópolis são os únicos municípios da região que conquistaram selo 'São Paulo Amigo do Idoso'
Nossa Lucélia - 25.01.2016

Nos últimos três anos, a melhora no atendimento voltado ao idoso foi uma das metas de Lucélia, destaca a secretária de Assistência Social, Andreia Ribeiro

REGIÃO - Lucélia está entre os 70 municípios do Estado de São Paulo a conquistar o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso. A Secretaria de Assistência Social foi informada da conquista pela Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) de Dracena que atende 22 municípios na Nova Alta Paulista.

Na região da Nova Alta Paulista, apenas Lucélia e Junqueirópolis irão receber o Selo Inicial que integra o Programa São Paulo Amigo do Idoso, com foco no envelhecimento ativo visando melhorar a qualidade de vida da população idosa no estado.

A secretária de Assistência Social, Andreia Regina Ribeiro, informou que o município conseguiu implementar as sete primeiras ações obrigatórias previstas para o Selo Inicial, sendo: criação do Conselho Municipal do Idoso; realização do diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas aos idosos; do diagnóstico com os idosos do município; inclusão das ações que garantem os direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e de Assistência Social; adequação/ampliação da cobertura vacinal dos idosos; implantação de ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos e implantação de ações que garantem acessibilidade aos idosos no transporte público municipal.

“Nos últimos três anos, a melhora no atendimento voltado ao idoso foi uma de nossas metas”, disse Andreia.

“As equipes trabalharam focadas em ações preventivas e corretivas visando a promoção da qualidade de vida da pessoa idosa. A conquista do Selo Inicial mostra que agimos corretamente e que estamos no caminho certo. Mas as ações não irão parar por aí, agora vamos em busca dos demais Selos do Programa”.

Andreia informou ainda que a conquistado título poderá trazer investimentos maiores por parte do Governo do Estado nos municípios, em ações que adequadas de acordo com a realidade de cada município e aplicadas em quatro pilares como: Proteção, Educação, Saúde e Participação.

“Mesmo antes de receber o Selo Inicial, já podemos apontar uma grande conquista para os idosos do município, o Governo do Estado irá liberar R$ 250 mil para a construção de um Centro de Convivência do Idoso que deverá ser realizada na Vila Rancharia”.

O Selo Inicial Programa São Paulo Amigo do Idoso deverá ser entregue em breve aos representantes do município em solenidade a ser agendada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

“Agradecemos a Secretaria de Assistência Social de nosso município pelo trabalho eficaz que desenvolvem, e a Drads, por meio da diretora Rejane de Menezes Sanchez, pelo trabalho e apoio dispensados à Lucélia onde angariamos mais uma grande conquista, desta vez voltada ao idoso”, enfatizou o prefeito Osvaldo Alves Sandanha. Para finalizar, Andreia afir- mou que administrar é conse- guir se antecipar às demandas e aos problemas.“Nossa missão é implantar ações para que possamos verdadeiramente promover  o envelhecimento ativo em Lucélia”.

CRIAÇÃO DO SELO - O Selo foi criado para incentivar os municípios a se associarem ao Estado no trabalho de promoção da qualidade de vida da população idosa.

De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, 637 municípios assinaram adesão ao Programa e apenas 70 conquistaram o Selo Inicial, sendo esta a primeira de três etapas, passando pelo Selo Intermediário e finalizando com o Selo Pleno.


Fonte: Fernanda Crepaldi _ Assessoria de Imprensa / Rogério Pires _ do Gi Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista