Lucélia enviará diagnóstico turístico para análise da Alesp
Nossa Lucélia - 06.01.2016

Cachoeira Salto Carlos Botelho é um dos atrativos de Lucélia que constam no projeto

LUCÉLIA - A Prefeitura de Lucélia deverá encaminhar o projeto de Diagnóstico Turístico à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) nos primeiros meses do ano. É o que informa a Assessoria de Imprensa da administração municipal.

O documento será analisado junto ao Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). O estudo foi elaborado pela empresa Pássus Jr. – Assessoria e Consultoria em Turismo, empresa júnior do curso de Turismo da Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Rosana.

A entrega do projeto ocorreu em dezembro em uma audiência pública com a Comtur (Conselho Municipal de Turismo), o prefeito Osvaldo Saldanha (PSDB) e autoridades locais. Durante o evento, a professora doutora Renata Maria Ribeiro proferiu uma palestra intitulada “Turismo como instrumento de desenvolvimento”.

Segundo o Departamento de Comunicação da Unesp, o Diagnóstico Turístico é uma análise dos atrativos e recursos do município, que subsidia ações e estratégias ao planejamento do turismo. A Cachoeira Salto Carlos Botelho é um dos atrativos da cidade. “Essa etapa deve compor o Plano Diretor Municipal de Turismo, sendo um dos requisitos essenciais para a candidatura de Lucélia como MIT [município de interesse turístico], de acordo com a Lei Complementar 1.261, de 29 de abril de 2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de estâncias e de municípios de interesse turístico”, esclarece.

De acordo com a Prefeitura, o projeto permitirá que o município dê continuidade ao processo para a conquista do MIT. O documento apresenta os pontos fortes e potencialidades, além de propostas de melhorias para o desenvolvimento turístico, por meio de ações da comunidade e do poder público, ressaltando a importância da sensibilização e trabalho em conjunto. “Acredita-se que o turismo, se planejado, se faz presente de modo perene, e sua consolidação se dá a longo prazo, trazendo benefícios tanto ao empresário de grande porte quanto ao artesão ou ao pequeno agricultor, que poderá ter mais uma fonte de renda, trazendo benefícios de ordem social e econômica”, destaca a Assessoria de Imprensa da gestão luceliense.

Em setembro de 2015, foi criado o atual Comtur para que a cidade se ajustasse ao projeto. O conselho realiza reuniões mensais e avalia, opina e propõe sobre políticas e instrumentos de estímulo ao desenvolvimento turístico, além de manter atualizado o cadastro de informações do gênero.


Fonte: Do Gi Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista