Grupo de Jovens realiza "Semana Jovem" na Igreja Matriz
Nossa Lucélia - 04.07.2015



LUCÉLIA - O Grupo de Jovens da Paróquia Sagrada Família de Lucélia, realiza a partir de segunda-feira, 06, a Semana Jovem, com o tema “A juventude quer viver sem preconceito”. O evento é destinado à juventude e vai até o dia 12 de junho, com o encerramento com uma Santa Missa.

A abertura do evento deverá reunir um grande número de jovens da cidade de Lucélia, será hoje, no salão paroquial da Igreja Matriz, a partir das 19h30.

Dos dias 07 até o dia 11 os eventos serão sempre as 19h30 no Salão Paroquial com diversas atividades, tais como palestras e a importância do jovem dentro da igreja.

Os organizadores do evento esperam a presença maciça de jovens na Semana Jovem. Além das palestras haverá muita animação e músicas.

OPÇÃO PELOS POBRES E PELOS JOVENS - Aproveitando os bons fluidos do Vaticano II, o Episcopado Latino-americano, realizou duas importantes  conferências espiscopais, sendo a de Medellin, na Colômbia no período de 24 de agosto a 06 de setembro de 1968, e depois em 1.979 a conferencia dos bispos foi na cidade de Puebla, no México no período de 27 de janeiro a 13 de fevereiro daquele ano.

Os  bispos atentam para o fenômeno da desigualdade e da injustiça na América Latina, que gera uma situação de “pobreza desumana em que vivem milhões de latino-americanos”, fato visto como “escândalo e contradição com o ser cristão”.

Em Puebla saiu um documento específico para a juventude católica da América Latina, de evangelizar o  jovem na sua realidade, de sair do comodismo e ir para as periferias, favelas e ir ao anseio do jovem, de ser sal e fermento da Terra, dando testemunho profético no dia-a-dia.

O lema Opção Preferencial pelos Pobres e Pelo Jovem foi um chamado, um clamor que os bispos reunidos em Medellin e Puebla, conclamaram os jovens a serem testemunhas da fé na realidade em que viviam.

Vale ressaltar que neste período a igreja na América Latina era duramente perseguida pelos regimes militares. Os ditadores não gostavam que os padres, bispos e os agentes pastorais falassem de política dentro e fora da igreja. Assim, nasceram as primeiras Comunidades Eclesiais de Base (Ceb´s), a maioria coordenadas pelos jovens e pelos pobres.

Neste período de Ditadura Militar, onde o poder das baionetas era sentido até dentro dos templos religiosos, com prisões, tortura e morte de muitos jovens, mulheres e religiosos. Hoje, no mundo da globalização das ideias, da retomada da democracia na América Latina, e do aumento gradual do padrão de vida da classe média, tais valores parecem estar esquecidos, como uma página virada. Mas se os jovens olharem para a realidade que cerca todas as cidades da região devem lembrar também da missão atribuída pelos bispos lá em Medellin e em Puebla de Los Angeles.


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista