Região já produziu 58.795 toneladas de amendoim
Nossa Lucélia - 01.05.2015


REGIÃO - A cultura do amendoim muito contribuiu para a economia microrregional em 1970. Nossa região já foi uma das maiores produtoras de amendoim do Estado de São Paulo, segundo consta os dados divulgados pelo IBGE.

As cidades de Mariápolis e Flórida Paulista se destacaram com as maiores produtoras da região. Adamantina cultivou 6.817 hectares produzindo 8.659 toneladas. Em Flora Rica foram colhidos 4.481 toneladas em uma área de 4.341 hectares.

No município de Flórida Paulista foram plantados 4.637 hectares, que produziram 8.100 toneladas. O amendoim em Inúbia Paulista foi plantado 1.088 hectares com produção de 1.229 toneladas. Irapuru produziu 5.727 toneladas numa área de 4.613 hectares. 6.449 hectares plantados em Lucélia produziram 7.192 toneladas.

Mariápolis imbatível na referida cultura, produziu 8.353 toneladas espalhados em 8.031 hectares. Em Osvaldo Cruz foram 2.475 toneladas colhidas em 1.856 hectares. Em Pacaembu foram plantados 5.688 hectares com produção de 7.040 toneladas. Sagres obteve a produção de 4.155 toneladas em 4.110 hectares. No município de Salmourão foram cultivados 990 hectares produzindo 1.384 toneladas.

Nesta década este produto contribuiu muito para a economia da micro região, funcionavam duas indústrias de óleo de amendoim em Adamantina e Pacaembu tinha também um fabricante deste produto.

A Cooperativa Agrícola de Cotia que também produzia óleo vegetal, tinha sua indústria em outra região, porém adquiria grande quantidade de amendoim. O produto que era colhido em casca, se transformavam em grãos, em dezenas de máquinas de beneficiamento instaladas nestes municípios. Durante sua colheita utilizava muita mão de obra, que na época era toda manual.

Atualmente o produto é cultivado em áreas esparsas por arrendatários, principalmente na renovação do plantio de cana para indústria. Em 2014 nestes mesmos municípios foram plantados 3.206 hectares com produção de 5.779 toneladas.


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista