Por que a população não aumenta?
Nossa Lucélia - 20.03.2015


Segundo o IBGE, na década de 80 eram cinco pessoas em média por domicílio. Em 2010, essa média caiu para 2.9 ou 3 pessoas por domicílio

ADAMANTINA - Verificando uma informação editada no Diário do Oeste do dia 18 de março de 2015, com base nos dados do Cartório do Registro Civil de Adamantina, durante o ano de 2014, ocorreu 548 óbitos e 364 nascimentos, demonstrando uma diferença positiva de 184 óbitos, em relação aos nascimentos.

Na década de 80 quando o IBGE realizava a pesquisa junto aos Cartórios do Registro Civil, a situação era totalmente diferente: para cada óbito registrado, ocorriam três nascimentos.

Atualmente os casais optam por menos filhos, quando nas décadas de 50 e 60, as famílias eram muito mais numerosas. Os pais atuais tem a preocupação de dar aos seus filhos toda a estrutura de vida, iniciando pela saúde e culminando com os estudos.

Outrora, os filhos viviam na função de auxilio aos pais na agricultura, principalmente na cultura do café, onde existia a figura do parceiro, quanto mais filhos, maior a possibilidade de cultivar mais pés de café.

Na década de 80, a média de pessoas nos domicílios eram de cinco, no último Censo Demográfico de 2010, esta média ponderou entre 2.9 ou 3 pessoas na família.

O número de filhos por mulher caiu 26% nos últimos 14 anos no Brasil, passando de 2,39 filhos por mulher para 1,77, entre 2000 e 2013. Junto à queda na taxa de fecundidade, aumentou o porcentual de mulheres sem filhos no país.

Essa redução foi o principal fator para o decréscimo do ritmo de crescimento da população brasileira.


Fonte: João Carlos Rodrigues / Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista