Dracena soma 938 casos confirmados de dengue
Nossa Lucélia - 19.03.2015


Na última semana foram contabilizados 95 registros da doença. Município continua com ações intensificadas de combate ao mosquito

DRACENA - A Prefeitura de Dracena informou na tarde desta quarta-feira (18) que na última semana foram contabilizados 95 casos, e com isso, o número total de casos confirmados na cidade é de 938. Deste número, a grande maioria dos pacientes já não apresenta mais a doença.

É importante informar que todos os casos, tanto da rede municipal como da rede particular de Saúde, devem ser obrigatoriamente comunicados ao serviço de Vigilância Epidemiológica para adoção de medidas necessárias ao combate da doença.

Dracena decretou estado de emergência no combate à dengue pelo qual ficam as secretarias de Saúde e de Agricultura e Meio Ambiente, junto a Defesa Civil autorizadas a requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da Prefeitura, da Emdaep e da Empresa Municipal de Saúde a solicitar a cessão de pessoal e equipamentos dos demais entes federativos.

Também fica autorizado, pelo Poder Executivo, o lançamento da legislação vigente, para que possa atender às necessidades resultantes da situação declarada, dentro dos limites de competência da Administração Pública.

AÇÕES - Tradicionalmente, a Prefeitura de Dracena por meio da Vigilância Epidemiológica realiza mutirões de limpeza quatro vezes por ano em todos os bairros da cidade. O primeiro mutirão de 2015 foi promovido em janeiro, além de forças-tarefas e disponibilização de caçambas para recolhimento dos entulhos que poderiam servir como criadouros do mosquito.

Na primeira semana de março deste ano foi realizado mutirão emergencial “Dracena contra a Dengue” em todos os bairros da cidade com a coleta de materiais que podem acumular água.

A Administração Municipal também contratou 20 novos agentes de controle de vetores para atuar no combate à doença. Também houve a aquisição de dois atomizadores costais (máquina individual de nebulização). A Sucen, em parceria com a população intensificou a nebulização na cidade bem como em regiões onde há concentração maior de casos.

A Secretaria de Educação, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, promoveu o “Projeto de Combate à Dengue nas escolas municipais” do dia 23 de fevereiro ao dia 13 de março.

O objetivo foi transmitir todo o conhecimento em relação à dengue, como o que é, como prevenir e quais os sintomas da doença às crianças para que elas repassem as informações aos familiares e vizinhos. O projeto foi desenvolvido por meio de palestras, vídeos educativos, apresentações teatrais e distribuição de panfletos.

A Prefeitura também continua a distribuição gratuita de sementes da Crotalária. A referida planta atrai a libélula, predadora natural do mosquito. Se a planta estiver próxima a água, as larvas da libélula agem também como predadoras naturais das larvas do mosquito Aedes Aegypti. Os interessados devem se dirigir à sede da Secretaria, no recinto da Fapidra, de segunda a sexta-feira.


Fonte: Do G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista