Foguete criado por alunos de Adamantina é destaque em evento nacional
Nossa Lucélia - 19.11.2014
Criação do quarteto da região alcançou a marca de 248,7 metros, conquistando o melhor resultado
ADAMANTINA - Um foguete confeccionado com garrafa PET e aquecido com um composto de bicarbonato de sódio e vinagre foi um dos destaques da Mostra Brasileira de Foguetes e Jornada Brasileira de Foguetes (MOBFROG), realizada no Rio de Janeiro. O experimento é resultado do trabalho de quatro alunos de Adamantina, e alcançou a marca de 248,7 metros de altura, o melhor resultado do evento.
O feito regional foi divulgado nessa terça-feira (18). Sob orientação da professora Jovina Saunite, da Escola Estadual Fleurides Cavalini Menechino, os estudantes Leonardo Alves da Silva, Cláudio Borges Barragão Junior, Murilo Garcia dos Santos e Rafael Wilton Barboza Coracini criaram o foguete e realizaram diversos testes para checar a potência do material. Foi na etapa final, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que as equipes de outras 69 escolas da rede particular e pública conheceram o invento.
Além da utilização de material reciclado, o grupo de jovens cientistas também aproveitou pedaços de madeira e metal para construir a base de lançamento. Como combustível, eles usaram uma combinação de bicarbonato de sódio e vinagre. A reação dos elementos produz gás carbônico e pressão suficiente para o impulso do foguete.
Os estudantes de Adamantina e outros destaques da mostra receberam troféus e tiveram a chance de assistir palestras com representantes do Instituto de Aeronáutica e Espaço, da base de lançamento da Barreira do Inferno (Natal-RN), Agência Espacial Brasileira e também com o astronauta Marcos Pontes.
“O resultado nesta competição é a prova de que há na rede estadual de ensino muitos talentos ligados à Ciência. Por isso, estamos investindo e incentivando cada vez mais os nossos estudantes a participarem de grandes eventos como esse”, afirma a dirigente regional de ensino de Adamantina, Vera Lúcia Godoy Cazu.
Fonte: Do iFronteira.comVoltar para Home de Notícias
Lucélia - A Capital da Amizade O primeiro município da Nova Alta Paulista |