Confirmados quatro casos de leishmaniose em humanos esse ano em Osvaldo Cruz
Nossa Lucélia - 24.10.2014
VE aponta 49 casos em seres humanos desde de 2007 na cidade. Ações de prevenção é a maneira para combater o mosquito-palha
OSVALDO CRUZ - Os casos de leishmaniose preocupam os moradores de Osvaldo Cruz. No município, conforme o médico veterinário da Vigilância Epidemiológica, Marcelo Cândido da Silva, desde 2007, quando foi diagnosticado o primeiro caso da doença em seres humanos, já houve 49 casos registrados em pessoas, desses, cinco pessoas morreram. Somente em 2014, já são quatro casos em pessoas.
Por isso, o médico reforçou o que diz a resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária que indica a eutanásia como única solução para controlar a doença – uma vez que não há tratamento indicado pelo Ministério da Saúde.
“É um caso de saúde pública, já que os cachorros estavam contaminados. Não há tratamento e, inclusive, o médico veterinário que trata esse cão pode ser denunciado e há punição para o médico que tratar”, explicou Cândido.
DIMINUIÇÃO DE CASOS - Ainda de acordo com o médico, ações da prefeitura nos últimos anos têm ajudado na diminuição dos casos positivos da doença. “O Estado nos manda kits de testes rápido para que possamos fazer o inquérito. Todo esse trabalho tem nos ajudado e resultado na diminuição dos casos”, garantiu Cândido.
Apesar disso, o médico reforça a preocupação com o tema e pede mais responsabilidade, por parte de toda a população, para evitar a proliferação do mosquito palha, transmissor da leishmaniose.
“Isso envolve a população inteira. Temos que reagir, principalmente os proprietários dos animais, limpar e cuidar das residências para evitar a proliferação do mosquito”, finalizou.
Fonte: Do G1 Presidente PrudenteVoltar para Home de Notícias
Lucélia - A Capital da Amizade O primeiro município da Nova Alta Paulista |