Para diminuir gastos, prefeitura reduz horário de atendimento ao público
Nossa Lucélia - 01.09.2014
Economista alerta que mudança não é solução para diminuir gastos. Atendimento ao público ocorre de segunda a sexta, das 8h às 12h30
TUPI PAULISTA - A Prefeitura Municipal de Tupi Paulista iniciou nesta segunda-feira (1º), a redução do expediente de trabalho e o atendimento ao público. O principal motivo da mudança é a contenção de despesas nos setores da administração. A decisão foi comunicada aos servidores por meio de um decreto oficial.
De acordo com o responsável pelo departamento de recursos humanos, Valter Luiz Rodrigues, os servidores no Paço Municipal trabalham das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Já o público poderá procurar os setores do Executivo das 8h às 12h30, de segunda a sexta-feira.
“A redução no horário de trabalho segue até o dia 31 de dezembro de 2014, porém, o decreto pode ser revogado. A decisão foi tomada para a economia da municipalidade”, aponta Rodrigues.
Os funcionários do Estratégia de Saúde da Família (ESF) e coletores de lixo trabalham das 7h às 13h. Apenas os setores do Pronto Socorro e trabalhadores que realizam a manutenção de caixas d'águas nos prédios municipais trabalham por escala, no período de 24 horas.
ALTERNATIVAS - O economista Éder Canziani aponta que a redução do atendimento à população é uma alternativa usada por muitas prefeituras quando se encontram em situações de dívida, porém pode não ser a solução para estes casos.
“Os efeitos ocorrem a curto prazo, mas não são definitivos para sanar os problemas. O melhor seria um remanejamento de trabalhos e de funcionários, de forma que a prefeitura se torne mais produtiva. A redução do horário pode fazer com que os colaboradores fiquem mais tempo ocioso, o que acarreta prejuízo”, ressalta.
O economista sugere ainda um novo planejamento de gastos, com a diminuição de horas de serviço e redução de despesas com materiais e equipamentos. “Se a prefeitura usa computadores ou carros antigos, por exemplo, sempre terá mais gastos com manutenção, combustível e energia elétrica. Em um momento como esse, vale investir em equipamentos e produtos que reduzirão custos da municipalidade”, diz Canziani.
Fonte: Carolina Mescoloti e Vinícius Pacheco _ Do G1 Presidente PrudenteVoltar para Home de Notícias
Lucélia - A Capital da Amizade O primeiro município da Nova Alta Paulista |