Caiuá sofre intervenção da Aneel e tarifas sobem 7,6%
Nossa Lucélia - 03.09.2012
Se empresa não apresentar plano de recuperação em dois meses pode até ter a concessão extinta
P. PRUDENTE - A conta de energia deve ficar, em média, 7,6% mais cara para moradores de 24 municípios da região de Presidente Prudente atendidos pela Caiuá Distribuição de Energia S/A. Isso porque, na última sexta-feira (31), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu intervir administrativamente na concessionária devido seu endividamento.
De acordo com a assessoria de imprensa da Aneel, a inadimplência do Grupo Rede, do qual a Caiuá faz parte e mais oito concessionárias dela sofreram intervenção, é referente à dívida de aproximadamente R$ 5,7 bilhões em relação a encargos do setor. Por causa disso, em maio a agência vetou o reajuste anual das tarifas da empresa. Porém, com a intervenção da Aneel, o reajuste agora foi autorizado, mas sem data prevista para ocorrer.
A intervenção tem prazo de um ano e pode ser renovada por mais um ano. Entretanto, ela pode ser suspensa em dois meses após publicação no Diário Oficial da União (DOU), se a empresa apresentar um plano de recuperação a contento. Esse plano, aliás, é obrigatório e, caso a empresa não o faça, de acordo com a Aneel, a concessão pode ser extinta e uma nova companhia contratada por meio de processo licitatório.
Durante o período da intervenção da Caiuá, os bens dos atuais administradores da empresa vão ficar bloqueadores. A medida, conforme a Aneel, visa “defender o interesse público, a preservação do serviço adequado aos consumidores e a gestão dos negócios das concessionárias”.
O reajuste da tarifas, quando proposto, atingirá aproximadamente 215 mil unidades consumidoras de Adamantina, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Caiabu, Caiuá, Emilianópolis, Indiana, Inúbia Paulista, Lucélia, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Parapuã, Piquerobi, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Sagres, Salmourão, Santo Anastácio e Santo Expedito.
Procurada pela reportagem do iFronteira, a unidade de Prudente da Caiuá disse que a empresa não iria se pronunciar a respeito da intervenção e do aumento na tarifa da conta de energia elétrica.
Fonte: Pedro Mathias / iFronteira
Voltar para Home de Notícias
Lucélia - A Capital da Amizade O primeiro município da Nova Alta Paulista |