Gripe A avança e preocupa toda região
Nossa Lucélia - 18.07.2012
Em Tupã, são sete ocorrências e uma morte confirmadas
REGIÃO – O vírus da gripe A continua a avançar pela região Centro-Oeste Paulista. Em Tupã, SP, nesta segunda-feira (16) foram confirmados sete casos da doença, com uma morte, ocorrida no final de junho. Em Marília, dois moradores da cidade que estavam internados em hospitais de Assis também estão com a gripe A. O aumento dos casos está levando as pessoas a mudarem os hábitos até nas celebrações religiosas.
Mesmo com o frio, agora a ordem em uma igreja evangélica de Marília é que as janelas fiquem sempre abertas, principalmente durante os cultos. O álcool em gel também é indispensável. A preocupação aumentou depois que uma frequentadora da igreja foi internada com os sintomas da gripe A. “Nós tivemos uma maior conscientização junto aos irmãos sobre cuidados básicos como lavar bens as mãos, o uso do gel, além de manter a igreja refrigerada”, explica o pastor Jaime Abel Fernandes Viegas.
Nas farmácias, a procura pelo álcool em gel e pelas máscaras dobrou na última semana. Em uma delas, o produto chegou a faltar no fim de semana. Foi necessário comprar um lote extra para atender os pedidos. O vírus da gripe H1N1, que antes estava circulando apenas em Marília, já se alastrou pelas cidades da região. Em Vera Cruz, uma criança com 10 anos de idade foi o primeiro caso confirmado e mudou a rotina de quem mora na cidade.
Carla Zimmarmann tem uma filha de três anos, ela conta que depois que o caso foi confirmado em Vera Cruz entrou na fila de espera de uma clínica de vacinação em Marília para imunizar a filha. A jornalista desembolsou R$60,00 pela dose única. Além da vacina, mudou os hábitos dentro de casa. “Como a gente trabalha fora de casa, com o público, o cuidado deve ser redobrado. A gente já chega em casa, lava bem as mãos, passa álcool gel, até toma banho antes de ter contato com a Eduarda, até entre a gente, porque somos adultos, mas, também corremos riscos”, completa.
Em Garça, uma mulher de 43 anos de idade, morreu vítima da doença. Este foi o primeiro caso confirmado. Outras 28 pessoas aguardam o resultado de exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz. Em Tupã, foi confirmada a morte de uma mulher cinco dias depois de dar a luz. A cidade tem ainda oito casos suspeitos. Três casos da gripe A foram confirmados em Bauru, com a morte de um homem de 51 anos.
Em Ourinhos, são oito suspeitos e em Botucatu dois. A médica pneumologista Gisele de Rossi Agostinho alerta que não tem como diferenciar a gripe comum da H1N1. Por isso, a automedicação pode mascarar os sintomas e agravar os casos. “Não é recomendável se automedicar, no máximo um analgésico que você está acostumado, para tirar a dor, abaixar a febre. E perceber se não está melhorando, se dois, três dias não melhora, a febre insiste, aquele mal estar, então é melhor procurar orientação médica ”, explica.
O vírus já circula também em Jaú. Nesta segunda-feira (16), dois casos da doença foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz. E para atender os pacientes, a direção da Santa Casa reservou dez leitos na ala de isolamento. Nove moradores da cidade aguardam o resultado dos exames.
Fonte: Parapua.net – Tem Mais
Voltar para Home de Notícias
Lucélia - A Capital da Amizade O primeiro município da Nova Alta Paulista |