ESCRITORA SUIÇA RELATA SUA VIVÊNCIA EM LUCÉLIA
Colaboração de MARCOS VAZNIAC

Imagine você, dez anos após a 2ª Guerra Mundial viajar para a Suíça e ao ler um jornal acompanhado de um café, se informar dos fatos que se passam no mundo. Isso seria normal, mas, se de repente ao se inteirar das notícias deparasse com um artigo intitulado “A Cavalo para Lucélia”.

Seria piada? Não, pois trata-se de um dos artigos publicados pela Sra. Margarida Kunzli em jornal de Berna, capital da Suíça. Esta digníssima senhora juntamente com seu esposo, Sr Gothard Kunzli, em muito contribuiu para a história da ocupação do oeste paulista. O Sr. Kunzli, engenheiro de formação, foi quem traçou as quadras da atual cidade de Lucélia, estando sempre acompanhado, de sua esposa a qual tinha o hábito de registrar os principais acontecimentos em sua agenda pessoal.

Desta simples agenda, Margarida produziu uma importante obra que contribui para manter “viva” a história da ocupação no oeste paulista. Trata-se do livro “GRANDES E PEQUENAS PEDRAS DE UM MOSAICO”.

Este livro relata a vida desta pioneira que juntamente com seu marido colaboraram para a fundação de várias cidades da região de Presidente Prudente e inovaram para a fundação na arquitetura dos anos 40 com a construção de prédios e catedrais.

O Sr. Kunzli nunca pôde assinar suas obras, pois era estrangeiro e tinha formação profissional não reconhecida no Brasil, cabendo então ao Sr. Luís Ferraz de Mesquita e outros serem os responsáveis por suas obras e edificações.


© Copyright 2000 - 2009. All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
LUCÉLIA
O primeiro município da Nova Alta Paulista