LUCÉLIA
O Fundador
A História
Você Sabia?
Brasão e Bandeira
Igreja Matriz - história
Dados Geopolíticos
Prefeitura Municipal
Câmara Municipal
Saúde
Social
Educação e Cultura
Lazer
Comunicação
FALE CONOSCO
A BICILINHA
A ENGENHOCA QUE ANDA NA LINHA
Jovem luceliense inventa a bicilinha.
Leia texto abaixo


Da Redação - Fevereiro/2001 - O luceliense Marcelo Braguini Ferreira, 19, professor de informática e apaixonado por trens, desde criança, não se conformando com a ociosidade dos trilhos da malha ferroviária, decidiu fabricar um veículo não poluente, prático e de fácil montagem/desmontagem e que pudesse ser utilizado nos trilhos da ferrovia.


No inicio de janeiro, com a colaboração de várias pessoas, utilizando rolemãs, bengala de moto, tabuas e parafuso utilizados para fixação, alem de duas bicicletas, Marcelo iniciou os trabalhos , tendo em mente desenvolver um veículo não poluente, que foi denominado de ¨bicilinha¨ O invento é uma mistura de bicicleta que anda na linha do trem, sendo que ao invento, adapta-se qualquer tipo de bicicleta.

O material do invento cabe na garupa da bicicleta sendo portanto, carregada para qualquer lugar, pesando aproximadamente entre 80 a 100 Kg. O invento leva entre 5 a 10 minutos para ser montado e logo após, pode subir na bicicleta, que está adaptada ao invento e pedalar, sem gastar muita força física, já que a linha do trem é reta sem qualquer depressão e a rolemã desliza suavemente pelos trilhos.

Em companhia de alguns amigos o inventor já realizou vários testes. Esclareceu que quando vai fazer um teste ou andar nos trilhos com o invento, liga em Bauru na sede da Ferroban e no CCO (Central de Comando de Operação), em Campinas, para se informar se irá haver passagem de alguma composição férrea na região de Lucélia. Tambem declarou que projetou a invenção para que no caso de algum imprevisto aparecer de repente, o tempo gasto para a parada e a retirada do invento dos trilhos é de 03 a 04 segundos. Já foi feito um teste simulado e o tempo gasto foi melhor que o esperado. Sobre a capacidade de transporte foi realizado teste com o invento transportando 7 pessoas, com ótimo desempenho num percurso de Lucélia até Inúbia Paulista.

Informou que pretende patentear a invenção junto aos órgãos competentes. "Sempre que pretendo fazer experiência com a invenção, ligo para a Polícia Militar para deixa-la ciente do teste, caso alguma pessoa possa denunciar por telefone de se tratar de uma possível desordem pública", comentou o inventor.

Marcelo disse que é apaixonado por trens e desde pequeno ia até a linha e estação para ver e tirar fotos das locomotivas. Possui aproximadamente 1000 fotos , incluindo 570 de papel 430 retiradas da internet. Faz especial agradecimento as pessoas que ajudaram na invenção: Mauro, Donizete, Marcelo (Vidraçaria e Serralheria N.S. Aparecida); Edson e Lucas da Auto torno e Soldagens Técnicas; Hélio (Serralheria Progresso); e a diretoria do Posto de Sementes que liberaram as linhas para os testes e finaliza agradecendo ao João da Stillus Motos.

www.nossalucelia.com.br


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br

SAIBA MAIS SOBRE A BICILINHA
A Bicilinha é uma invenção do luceliense Marcelo Braguini Ferreira


Clique no link abaixo:
Site Oficial da BICILINHA