Obras da ciclovia entre Adamantina e Lucélia são suspensas por exigências da concessionária Rumo
Nossa Lucélia - 27.01.2026
Projeto regional enfrenta entraves técnicos devido à passarela sobre a linha férrea em AdamantinaAdamantina (SP) - A Prefeitura de Adamantina anunciou a suspensão temporária do início das obras da ciclovia que ligará o município a Lucélia. O motivo é a necessidade de adequações técnicas exigidas pela concessionária ferroviária Rumo, responsável pela malha férrea que corta a cidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, o projeto foi viabilizado por meio de convênio com o Fundo de Interesses Difusos (FID), assinado em março de 2025. Em julho do mesmo ano, o contrato com a empresa responsável pela execução da obra foi formalizado, e serviços preliminares chegaram a ser iniciados. A expectativa era que a Ordem de Serviço fosse emitida em agosto, dando início efetivo às obras.
No entanto, em setembro de 2025, representantes da Rumo solicitaram uma análise mais detalhada da passarela prevista no projeto, por estar localizada dentro da faixa de domínio ferroviário. Após avaliação, a concessionária apresentou novas exigências técnicas e normativas, incluindo estudos complementares que não constavam no projeto original.
Com isso, a Prefeitura precisou suspender a Ordem de Serviço e iniciar tratativas para contratar uma empresa especializada na elaboração dos documentos técnicos solicitados. O município também pediu prorrogação dos prazos do convênio junto ao FID, justificando que os ajustes foram demandados pela própria concessionária.
O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Wilson Alcântara, destacou que a suspensão é temporária e necessária para garantir a segurança da população e o cumprimento das normas técnicas diante da retomada do tráfego ferroviário na região. Ele reforçou que o compromisso da administração é com a legalidade e a correta aplicação dos recursos públicos.Fonte: Folha Regional
Copyright 2000 / 2025 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.brLucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista![]()
![]()