Justiça suspende divulgação de pesquisa eleitoral em Tupã por erro em data de publicação
Nossa Lucélia - 03.10.2024


Divulgação da pesquisa estava prevista para o dia 4 de outubro, mas foi antecipada para esta quarta-feira (2), desrespeitando a norma legal

TUPÃ - A Justiça Eleitoral da 143ª Zona Eleitoral de Tupã concedeu uma liminar para suspender a divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pela empresa AR7 Pesquisas Inteligentes Ltda.

A decisão foi motivada por uma ação impetrada pela coligação “Tupã do Lado Certo”, do candidato a prefeito Wilson Quilão (PSD), que apontava irregularidades prazo de divulgação da pesquisa, no entanto não há nenhuma decisão judicial quanto ao resultado da pesquisa.

De acordo com a decisão, a pesquisa da AR7 não cumpriu o prazo mínimo de cinco dias entre o registro e a divulgação dos resultados, conforme estipulado pela Lei das Eleições e pela Resolução TSE nº 23.600/2019. O registro foi feito no dia 28 de setembro de 2024, e a divulgação estava prevista inicialmente para 4 de outubro, mas foi antecipada para esta quarta-feira, dia 2 de outubro, desrespeitando a norma legal.

A coligação do candidato Wilson Quiles ainda quis questionar o resultado apresentado, mas a Justiça não emitiu nenhum parecer sobre o resultado da pesquisa, apenas sobre a questão do prazo de 5 dias para divulgação. 

ATAQUES - Após a divulgação da decisão judicial, os candidatos Wilson Quiles e Lucas Hatano (PSD) passaram a atacar o candidato Renan Pontelli (PSDB) como sendo ele o contratante da pesquisa, no entanto no sistema do TSE - Tribunal Superior Eleitoral - consta a empresa contratante. Os ataques dos correligionários do candidato Wilson Quiles também foram endereçados ao Portal Mais Tupã! e a outros veículos de impressa que divulgaram a pesquisa. Em nota, o Portal Mais Tupã! esclarece que não realizou ou contratou nenhuma pesquisa eleitoral, apenas divulgou os resultados registrados junto ao TSE. Os ataques sofridos pelo Portal são uma evidente afronta ao princípio democrático, onde, qualquer postulante a cargo público que busca um embate a fim de censurar ou descredibilizar de forma vil um órgão de imprensa flerta de forma perigosa com o autoritarismo.


Fonte: Mais Tupã!



Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2024 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista