Sagres comemora neste domingo 65 anos de existência
Nossa Lucélia - 17.02.2024


Município que já foi chamado de Vila Drumond, o nome atual é uma homenagem à Escola Naval de Sagres, localizada em Portugal

SAGRES - A história de Sagres (SP) começa no ano de 1943, ainda quando uma companhia agrícola buscava povoar novas regiões do Estado de São Paulo. A cidade foi oficialmente criada pelo decreto Lei n 5.285, de 18 de Fevereiro de 1959 e instalada em 1º de Janeiro de 1960.

Em 18 de fevereiro de 2024, Sagres completa 65 anos, história fundada na sede de um futuro próspero e muito trabalho e esforço de seu povo, o que constitui um lugar habitado por pessoas especiais e que dá ao município o título de acolhedor.

Antes chamada de Vila Drumond, o nome atual é uma homenagem à Escola Naval de Sagres, uma vila localizada em Portugal.

A cidade é feita de muitas memórias afetivas e lugares especiais, que seja qual for, assim como a Praça da Igreja Matriz, o simbólico coreto ou até mesmo em bares e restaurantes, reúnem as famílias e amigos para um momento especial. Ali todo mundo conhece todo mundo, talvez a proximidade seja sinônimo de felicidade.

De tradições de influência nordestina na culinária, como a galinha caipira e o feijão de corda, o sagrense também cultiva as raízes de uma boa cidade do interior, como o churrasco e as massas, é só esperar o convite e aguardar aquele cheiro de comida boa no ar.

65 ANOS DE TRABALHO - Se uma cidade evolui ano após ano, essa dádiva de contar com o crescimento só se dá com muito esforço, trabalho e dedicação, uma ação conjunta entre administração e os mais de 2.470 habitantes.

E como uma cidade que olha para o seu futuro, as boas lembranças não podem depender somente do passado, mas o que é feito no agora e que ficará para as próximas gerações, além de tudo aquilo que é feito para embelezar ainda mais um lugar abençoado e querido como Sagres.

Entre as obras que podemos destacar, está a reforma do trevo principal da cidade (vindo de Osvaldo Cruz (SP)), com a instalação da imagem do Cristo acolhedor, que já é considerado um símbolo da cidade, o lugar agora conta também com paisagismo, bancos e iluminação.

Além disso, também está na lista de conquistas a reforma total da entrada do cemitério municipal e instalação de capela.

Sagres é um município que tem o azul em sua bandeira, o contraste com o céu e as águas dos rios que é agraciado, como o rio do Peixe, Córrego do Lagarto, Córrego Salto da Onça, Córrego Luiz Adolfo, Córrego Lambari, Córrego Gerimuabo, Córrego Capivara, Córrego do Queixada, Córrego do Macaco, Ribeirão da Negrinha e Ribeirão Canguçú, integrantes da Bacia Hidrográfica dos rios Aguapeí e do Peixe.

Além disso, tem a economia com base no agro e na pecuária, o verde que se soma ao azul, dando a cara especial de ser um lugar com o meio ambiente presente e que brilha sob o típico sol quente.

Pelas mais de seis décadas de história, Sagres tem um lugar especial no coração do Oeste Paulista.




Fonte: g1 P. Prudente / Prefeitura Municipal de Sagres



Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2024 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista
tabelaquarta.jpg