Bombeiros de Adamantina capturam tamanduá-bandeira no quintal de residência em Pacaembu
Nossa Lucélia - 17.01.2024


Vizinhos viram o animal e acionaram o Corpo de Bombeiros. Foi capturado e solto em seu habitat

PACAEMBU - Um tamanduá-bandeira foi capturado pelo Corpo de Bombeiros de Adamantina no quintal de uma residência em Pacaembu na manhã desta quarta-feira (17). O chamado informando sobre a presença de animal silvestre em meio urbano foi por volta de 6h da manhã, feito por vizinhos do imóvel.

Uma equipe se dirigiu ao endereço onde o animal foi visto e consegui fazer sua captura. Contido, e com o apoio do responsável pela área ambiental do município, o tamanduá foi solto em seu habitat natural.

O tamanduá-bandeira, também conhecido como papa-formigas-gigante, é uma espécie de mamífero pertencente à família Myrmecophagidae, encontrada nas regiões da América Central e América do Sul, incluindo o Brasil. Sua denominação científica é Myrmecophaga tridactyla.

O animal pode atingir até dois metros de comprimento, incluindo a cauda. Possui um focinho longo e tubular, adaptado para a captura de formigas e cupins. Ele utiliza sua língua longa e pegajosa para capturar os insetos nos ninhos. Tem garras longas e fortes nas patas dianteiras, que utiliza para abrir os ninhos de insetos. As patas traseiras possuem três dedos, enquanto as dianteiras têm quatro.

O tamanduá-bandeira desempenha um papel importante no ecossistema, controlando populações de insetos e contribuindo para a saúde dos ecossistemas em que habita. No entanto, medidas de conservação são necessárias para garantir a sobrevivência desta espécie frente às ameaças crescentes. Na fauna brasileira está listado como uma espécie vulnerável devido à perda de habitat, caça ilegal e atropelamentos.


Fonte: Siga Mais



Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2024 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista