Casa tem parte destruída e invadida pelas águas de imóvel vizinho
Nossa Lucélia - 23.12.2023


Morador teve prejuízos materiais com danos na estrutura do imóvel, e ainda móveis e objetos da casa

ADAMANTINA - Uma casa na Alameda Luiz Endo, na Vila Fudimori, em Adamantina, teve parte destruída e foi invadida por água no início da tarde deste sábado (23), antevéspera de Natal. Apesar do susto e do prejuízo material, ninguém se feriu.

No imóvel afetado mora João Carlos Rodrigues, historiador e autor de livros sobre a história de Adamantina. É aposentado pelo IBGE, onde atuou na agência local. O Siga Mais esteve em seu endereço e mostrou ao vivo o cenário dos danos.

Conforme relatou João Carlos, seu imóvel foi afetado por águas pluviais originadas de propriedade vizinha, que escoam por uma canaleta rente à divisa, e depois seguem em tubulação até a via pública, na Alameda Luiz Endo. Ele contou que o volume de água originada do imóvel vizinho não teve a vazão necessária, pela tubulação, teria acumulado e provocado a sobrecarga ao seu imóvel, levando à ruptura de uma parede da sua propriedade. Com a queda da parede uma área de serviço veio abaixo e um grande volume de água invadiu sua casa, sem dar tempo de levantar móveis e objetos. Na cozinha da casa o volume de água e os detritos dos estragos derrubaram móveis e eletrodomésticos. Todos os cômodos da residência ficaram alagados.

O Corpo de Bombeiros foi acionado pelo morador e designou equipe ao local. Os agentes fizeram a desobstrução parcial dos detritos, para facilitar o escoamento da água, como também um levantamento preliminar dos danos materiais. Um representante da Defesa Civil Municipal, Marcos Bortoleto, também foi ao imóvel. Ele já havia sido chamado ao mesmo local no temporal que atingiu Adamantina e também fez estragos, no final de novembro.

QUASE 70 MM - A chuva neste sábado começou mais leve no final da manhã, e ganhou intensidade no começo da tarde. Conforme dados da estação meteorológica da Aeaanap (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista), localiza no centro da cidade, em verificação realizada às 16h, as chuvas de hoje acumulam 69.4mm.

O volume concentrado de chuva provocou alagamentos em locais conhecidos da cidade.

PROBLEMA JÁ HAVIA SIDO LEVADO À JUSTIÇA - A questão que envolve o escoamento de águas pluviais da propriedade vizinha ao imóvel afetado foi levada por João Carlos Rodrigues à Justiça, em Adamantina, em julho do ano passado, onde questionou eventuais responsabilidades do proprietário vizinho.

A demanda tramitou na segunda vara da Comarca de Adamantina, onde em julho deste ano o questionamento do morador foi julgado improcedente, sendo condenado ainda ao pagamento das custas e despesas processuais. O tema está em grau de recurso junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.


Fonte: Siga Mais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2023 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista