Corpo de João Vitor Marega é sepultado em Adamantina; CENIPA vai investigar o acidente
Nossa Lucélia - 17.12.2023


Sepultamento ocorreu às 11h deste domingo no Cemitério da Saudade de Adamantina

ADAMANTINA - O corpo do piloto adamantinense João Vitor Marega, de 33 anos, que morreu em acidente aéreo com a aeronave que pilotava , na quinta-feira (14), no Mato Grosso, foi sepultado no final da manhã deste domingo (17) no Cemitério da Saudade, em Adamantina. Não foi realizado velório, e a despedida foi marcada por forte emoção e homenagens pessoais de familiares e amigos.

O corpo do piloto adamantinense e o avião agrícola foram localizados ontem (16) em Lambari D'Oeste (327 km de Cuiabá). As circunstâncias da tragédia serão investigadas.

Conforme noticiado na sexta-feira (15) , João Vitor fez oito voos na quinta-feira, e no nono não houve mais contato. Desde então familiares e amigos viveram momentos de apreensão, angústia e expectativas, até o desfecho trágico, no sábado. Conforme os Bombeiros, o corpo de João Vitor foi encontrado pela Força Aérea Brasileira (FAB), perto da fazenda onde trabalhava.

A localização do corpo e da aeronave abrem agora um período de investigação pelas autoridades mato-grossenses e da FAB. A Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) do Mato Grosso foram acionadas.

As buscas a João Vitor Marega e pela aeronave foram iniciadas já na quinta-feira, quando ele deixou de fazer contato após voo agrícola, e seguiram até este sábado, envolvendo drones e helicópteros, e equipes por terra. As buscas mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros, acionadas pela (FAB) e pelo Centro Integrado de Operações Aéreas da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (Ciopaer).

A OPERAÇÃO DA FAB E A INVESTIGAÇÃO PELO CENIPA - Conforme nota da Força Aérea Brasileira (FAB) ao SIGA MAIS recebida na noite deste sábado, as após as ações de busca realizadas pelo Salvaero Amazônico, a aeronave agrícola EMB-201A Ipanema foi encontrada neste sábado pela aeronave SC-105 Amazonas, da FAB. Também participou das ações de busca, que somaram 18h35, o helicóptero H-60 Black Hawk, da FAB.

Em seguida, a fim de investigação da causa da ocorrência, investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), localizado em Brasília (DF), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-UBM.

Na Ação Inicial, conforme a nota da FAB, são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.

De acordo com a FAB, o CENIPA tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

MAREGA - Com formação superior em engenharia ambiental pelo Centro Universitário de Adamantina, Marega foi estagiário na Prefeitura de Adamantina, na gestão do ex-prefeito Kiko Micheloni, e teve atuação destacada na implantação local do Programa Município Verde-Azul. Também foi interlocutor do mesmo Programa. Na gestão do atual prefeito Márcio Cardim, foi secretário municipal de planejamento de Adamantina, até maio deste ano.

A aviação era outra paixão, e recentemente concluiu curso para piloto agrícola, atividade que exercer nesta quinta-feira, quando fez seu último voo.

Deixa a família, e três filhos crianças.


Fonte: Siga Mais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2023 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista