Estudante do ensino médio em Panorama tem artigo aprovado em congresso internacional
Nossa Lucélia - 16.10.2023


Estudante levantou dados sobre as principais causas de morte em Panorama na década de 1950

PANORAMA - Durante o primeiro semestre do ano de 2023, o estudante do ensino médio do Centro de Ensino Caça Talentos, em Panorama (SP), Sérgio Otávio de Jesus Dias, tabulou dados do primeiro livro de registros de óbito do Cartório de Registro Civil de Panorama, disponível na plataforma digital FamilySearch.

As informações obtidas indicam que na década de 1950, quando a população do município era predominantemente rural, as mortes ocorriam majoritariamente entre setembro e março, possivelmente estando relacionadas às chuvas e ao calor desse período do ano.

Sob orientação do professor de Sociologia, Victor Hugo S. Souza, Sérgio passou cerca de dois meses manuseando o banco de documentos civis citado, compilando dados sociais, econômicos, demográficos e de saúde presentes nos registros cartoriais do livro C-1, primeiro livro de registros de óbito de Panorama, município que faz divisa com o Mato Grosso do Sul, às margens do rio Paraná.

A principal causa de morte identificada pelos pesquisadores, foi um quadro inflamatório do tubo digestivo conhecido como gastroenterite, caracterizado por diarreia, cólicas abdominais, náuseas e vômito, comumente causados por infecções virais, bacterianas, parasitárias ou mesmo por intoxicação alimentar. As vítimas fatais da infecção eram em sua maioria crianças entre 0 e 2 anos de idade.

Os estudiosos acreditam que a ausência de saneamento básico, somados ao clima quente e úmido entre os meses de setembro e março, o pouco conhecimento sobre os meios de contaminação, e a alta taxa de natalidade na década de 1950, sobretudo na zona rural, são fatores que explicam o fenômeno estudado.

Participaram da análise dos dados o graduando em ciências de dados da Fatec Adamantina, Luiz Camilo Lucas, a professora do curso de história do Centro Universitário de Adamantina, Drª Izabel Castanha Gil, e o professor da Unesp/Bauru, Dr. Nelson Russo de Moraes.

O artigo intitulado “Panorama (1953-1957): uma breve história local da morte com base em registros cartoriais” foi aceito no IV Congresso Científico Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais (RedeCT) a ser apresentado no mês de novembro.


Fonte: Victor Hugo S. Souza | Professor/historiador | profvictor97@gmail.com / Siga Mais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2023 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista