Tradição de distribuir doces na festa de Cosme e Damião é mantida viva em Lucélia
Nossa Lucélia - 10.10.2023


Celebração foi realizada no domingo (8), pela Tenda de Umbanda Pai Jacob de Angola, em Lucélia

LUCÉLIA - Uma celebração tradicional entre as religiões de matriz africana é mantida viva em Lucélia. Neste domingo (8) a Tenda de Umbanda Pai Jacob de Angola realizou a distribuição de doces na festa de São Cosme e São Damião. A data dedicada aos santos é 27 de setembro.

Para sua realização, voluntários mobilizaram a busca de doações e doces junto à comunidade e produziram bolos que foram oferecidos às crianças neste domingo, no espaço religioso.

No catolicismo os santos gêmeos Cosme e Damião são considerados protetores das crianças, dos doentes e dos médicos, e não havia nenhuma ligação entre os irmãos e as crianças ou a distribuição de doces. Essa prática veio da associação que os escravos fizeram de Cosme e Damião a orixás da umbanda e do candomblé: os Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã.

A festa de Cosme e Damião é uma manifestação religiosa profundamente enraizada na cultura afro-brasileira, e seu significado pode variar de acordo com as diferentes tradições e casas religiosas. Ela representa não apenas a devoção aos santos gêmeos, mas também a preservação e a celebração das tradições e valores das religiões de matriz africana no Brasil.

Em Lucélia, a Tenda de Umbanda Pai Jacob de Angola é um dos mais tradicionais na cidade, fundado em 1989 pelo já falecido Pai Antonio. Tem como dirigente espiritual Mãe Maria (matriarca da família) e Mãe Cida.




Fonte: Siga Mais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2023 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista