Câmara de Lucélia aprova Moção de aplausos ao historiador Victor Hugo
Nossa Lucélia - 16.05.2023


Atualmente Victor Hugo é mestrando na Unesp/Tupã na linha de Desenvolvimento e Meio Ambiente

LUCÉLIA -  Os vereadores da Câmara Municipal de Lucélia, aprovaram por unanimidade, a Moção de Aplausos e Congratulações ao historiador Victor Hugo Silva Souza (foto ao lado), pelos relevantes serviços prestados ao município de Lucélia. 

A Moção foi apresentada por todos os vereadores da Casa de Leis e foi aprovada na sessão ordinária, realizada na noite desta segunda-feira 15 de maio. 

A presente moção tem o objetivo de reconhecer e aplaudir o Sr. Victor Hugo Silva Souza, que se destaca por sua dedicação, excelência e contribuição significativa para a comunidade. É uma honra expressar nossa gratidão e apreciação pelas realizações notáveis alcançadas por aqueles que se esforçaram incansavelmente em prol do bem-estar e do progresso de todos. 

Nascido em Panorama/SP em 1997, Victor Hugo cresceu na zona rural do município de Paulicéia/SP às margens do rio Paraná. Em 2016 ingressou no curso de História do Centro Universitário de Adamantina e, desde então, estreitou os laços com o município de Lucélia, cidade de origem da família de sua companheira, Luzimara Dilibaltov.

Enquanto graduando, o pauliceiense, passou a estudar a história local luceliense, dedicando-se a compreender a formação da colônia de imigrantes russos, búlgaros e ucranianos de Balisa.

A pesquisa resultou em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) defendido no ano de 2018. Ao longo da pesquisa Victor visitou dezenas de famílias lucelienses, ressaltando a importância dessas como atores principais da formação de Lucélia. Já nesse período, a pesquisa chamou a atenção de pesquisadores europeus, e contou com o apoio do geógrafo e coordenador do museu de Etnografia da Moldávia (país do Leste Europeu) Dorin Lozovanu, e atraiu para o município um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), dentre esses, a socióloga russa Svetlana Ruseishvili, que chegou a visitar o município de Lucélia.  

No ano de 2019, o já historiador seguiu estudando a história de Lucélia, e naquele ano publicou junto a Lozovanu o artigo "Balisa, colônia bessarábia no Brasil: os imigrantes que seguiram o café e a ferrovia" na revista europeia "Acta et Commentationes". No mesmo ano, Victor compôs o comitê científico do livro "Comunidades étnicas em diáspora no tempo e espaço" e esteve à frente da redação de um dos capítulos, intitulado "Diáspora bessarábia no Brasil", frisando a formação da colônia luceliense. O livro publicado em três idiomas: russo, romeno e inglês foi publicado em cerca de vinte e um países.  

Nessa trajetória, Victor contou com o apoio do historiador e descendente de russos da Bessarábia, Marcos Vazniac, e do poder público local que, em muitos momentos cedeu ao pesquisador transporte e alimentação, além das interlocuções do Diretor de Cultura, Esporte e Turismo" Fernando Moraes.  

Em 2020, enquanto Lucélia pleiteava o status de Município de Interesse Turístico, Victor redigiu o capítulo do documento que justificava a importância histórica do município tratando da importância do cemitério da Colônia Paulista como patrimônio histórico e da necessidade de restauração e preservação da área. Além disso, ele compôs o grupo técnico do plano de manejo do Parque Municipal do Salto Botelho.

Em 2022, após a diminuição dos casos de Covid-19, Victor retornou as atividades em Lucélia, coordenando as atividades iniciais de identificação, catalogação e higienização dos documentos que podem compor no futuro o Arquivo Histórico Municipal de Lucélia, todavia, as atividades cessaram em alguns meses em razão das demandas do mesmo como professor.  

Atualmente Victor Hugo é mestrando na Unesp/Tupã na linha de Desenvolvimento e Meio Ambiente, compõe a secretária de internacionalização da Rede Internacional de pesquisadores sobre Comunidades Tradicionais e Povos Originários (RedeCT) e é membro do Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social, além de integrar o coletivo agroecológico Rancho Y-îara, em Panorama/SP. Victor também segue engajado em aumentar a visibilidade do município de Lucélia por meio do lançamento de um livro em estado avançado de desenvolvimento no qual constam as memórias de um imigrante russo que atuou como vendedor de terras em Lucélia. 

Portanto, em nome desta Casa Legislativa, apresentamos esta moção de aplausos em reconhecimento aos serviços prestados em nosso município. Que seu exemplo continue a inspirar e motivar a todos nós a agir em prol do bem comum e a fazer a diferença em nossa cidade. 

Ante o exposto, que está moção de aplausos sirva como um lembrete tangível do impacto positivo que cada um de nós pode ter quando nos comprometemos a fazer a diferença. Parabéns ao Sr. VICTOR HUGO SILVA SOUZA e que suas realizações continuem a iluminar o caminho para um mundo melhor. 


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2023 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista