Adamantina não terá rodeio em junho
Nossa Lucélia - 30.04.2023


A informação oficial foi divulgada pelo secretário municipal de gabinete da Prefeitura local, Gustavo Taniguchi Rufino ao jornal Folha Regional

ADAMANTINA - O tradicional rodeio  em Adamantina, no mês de junho, sob responsabilidade da iniciativa privada, não ocorrerá neste ano.

A informação oficial foi dada pelo secretário municipal de gabinete da Prefeitura local, Gustavo Taniguchi Rufino, ao jornal Folha Regional deste sábado (29). A palavra do gestor público põe fim à especulação e boatos que já sinalizavam a não realização do evento no calendário deste ano.

A explicação dada pelo secretário municipal ao Folha Regional, é que não houve tempo hábil para realizar a licitação para credenciamento e recebimento de propostas de empresas interessadas em promover o evento. Gustavo disse que havia um contrato vigente, estabelecido por meio de licitação pública, que encerrou o ano passado. Em 2022, a festa ocorreu no período de 15 a 18 de junho. “Por exemplo, neste formato atual somente o edital precisa ser publicado em Diário Oficial, no mínimo, por um mês. Ou seja, mesmo que publiquemos imediatamente, esse prazo terminaria no começo de junho. E isso inviabilizaria para a empresa vencedora a contratação de toda a estrutura, equipe, shows, enfim, não daria mesmo tempo de fazer a festa neste primeiro semestre”, disse o secretário Gustavo Taniguchi ao Folha Regional, conforme a reportagem.

Em tese, caso houvesse interesse da Prefeitura de Adamantina na realização do rodeio no mês de junho, a licitação para credenciar empresas de eventos já poderia ter ocorrido, no ano passado ou neste ano, com planejamento e antecedência, para o cumprimento de todas as etapas do processo de licitação, permitindo também à eventual empresa vencedora a contratação da grade artística em tempo hábil.

O evento privado, e a licitação, não estão vinculados a verbas oficiais e dotações orçamentárias. O formato ainda permite arrecadar receitas municipais, com tributos como ISS sobre as contratações e aluguel do recinto poliesportivo. Em 2018 o evento recolheu mais de R$ 67 mil aos cofres públicos, em tributos e taxas.

Todavia, conforme o próprio secretário afirmou ao Folha Regional, a Prefeitura de Adamantina busca novas formatações a um futuro edital. “Diante dessa situação, estamos estudando uma forma para que o processo licitatório obedeça novo formato. Sendo assim, isso deve acontecer agora no segundo semestre”, informou o secretário.

Gustavo Taniguchi Rufino é o presidente da comissão organizadora da ExpoVerde 2023, que acontece em setembro, realizada pela Prefeitura Municipal. Como a ExpoVerde, o rodeio é um evento que atrai visitantes da região, e compõe uma agenda geradora de fluxo turístico à cidade, que é Município de Interesse Turístico (MIT).


Fonte: Siga Mais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2023 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista