Sorocaba atropela e aplica a maior goleada da história do Dracena Futsal
Nossa Lucélia - 20.04.2023


Goleada de 7 a 0 sofrida para o Sorocaba é a pior da história do Dracena. Time nunca havia perdido por mais de seis gols de diferença

DRACENA - No duelo de um time multicampeão contra um elenco em reconstrução, deu a lógica. Com o fixo Lucas Gomes inspirado, o Sorocaba goleou o Dracena por 7 a 0 e abriu distância na liderança do Grupo A do Campeonato Paulista de futsal. O confronto foi realizado na noite desta quarta-feira (19), no Ginásio Alaor Ferrari, em Dracena.

Lucas Gomes anotou hat-trick no duelo. Charuto fez dois, e Ricardinho e Gabriel Pereira também balançaram as redes. Foi a quarta goleada seguida na temporada. O abril arrasador sorocabano teve ainda: 4 x 1 Hortolândia (Paulistão), 7 x 2 Blumenau e 9 x 2 Brasília (ambos pela Liga Nacional).

A vitória na Cidade Milagre foi construída no primeiro tempo, e a equipe alcançou sete pontos nos três primeiros jogos do estadual. Os dracenenses conheceram a primeira derrota no ano na estreia em casa e, com um ponto, estão na terceira colocação.

Na mesma chave, o Brutos tem dois pontos, o Hortolândia está zerado, e o Wolfgang, da capital, ainda não estreou. Ao todo, 15 times disputam o Paulistão, divididos em três chaves. As equipes se enfrentam em turno e returno dentro dos grupos, classificando-se para as quartas de final as duas primeiras colocadas de cada chave, além dos dois melhores terceiros.

PRIMEIRO TEMPO - Nos minutos iniciais, o Dracena esteve mais perto de abrir o placar. Em uma sequência de três finalizações em meio a dois escanteios, o goleiro Françoar brilhou. Na outra meta não estava Tiago Loose, desfalque de última hora, e o substituto Benitez logo começou a ser exigido no duelo.

O zero saiu do placar na metade do primeiro tempo, após Ricardinho mudar o quarteto. O estreante Pepita tocou para Lucas Gomes no canto da quadra, que teve liberdade e finalizou por baixo de Benitez. O arqueiro da casa evitou o segundo até onde deu, em chutes de Charuto, Rodrigo e Ernesto. E a equipe da casa teve a chance do empate em finalização de Xicru, defendida em dois tempos.

Mas o segundo gol do Sorocaba, que estava maduro, saiu. Na bola roubada na quadra ofensiva, Ernesto viu Charuto livre no meio da área, e o camisa 9 balançou as redes. Com os toques rápidos e sincronizados sorocabanos e os espaços na marcação dracenense, o terceiro e o quarto não demoraram. Lucas Gomes ampliou no rebote de Benitez e fez mais um ao receber de Ferro.

SEGUNDO TEMPO - Se antes da partida o capitão Rodrigo foi tietado por torcedores, na volta do intervalo, foi a vez do técnico Ricardinho tirar fotos e retribuir com atenção. Porém, o carinho com os dracenenses durou só até a bola rolar novamente.

Os atuais vice-campeões finalizaram o atropelo com um gol na metade inicial e dois na parte final da etapa complementar. O ala Ricardinho colocou o cinco no placar aproveitando rebote do goleiro, em finalização anterior cara a cara. Charuto fez o sexto ao receber no canto da quadra e chutar de primeira, entre as pernas de Benitez.

Antes disso, Vitinho quase fez o gol de honra. Françoar pegou com o pé cara a cara, e a bola bateu na trave. Mas a noite era toda sorocabana. Gabriel Pereira recebeu de Pepita e, com um toquinho por cima na saída do arqueiro, deu números finais ao confronto.

GOLEADA DE 7x0 SOFRIDA PARA O SOROCABA É A PIOR DA HISTÓRIA DO DRACENA - A noite do dia 19 de abril de 2023 entrou para a história do Dracena, mas não do jeito que o time gostaria. A goleada de 7 a 0 do Sorocaba no segundo compromisso pelo Campeonato Paulista de futsal foi a pior sofrida pelos dracenenses desde o início do time, em 2015.

A equipe da Cidade Milagre já chegou a sofrer mais de sete gols em uma partida, mas nunca havia perdido de tamanha diferença. O levantamento leva em consideração confrontos em competições oficiais, e não amistosos ou torneios amadores.

Piores goleadas sofridas pelo Dracena:
Dracena 0 x 7 Sorocaba – 1ª fase do Paulistão 2023
Sorocaba 8 x 2 Dracena – Quartas de final da Liga Paulista 2017
Sorocaba 8 x 3 Dracena – Semifinal da Liga Paulista 2019
Barueri 7 x 2 Dracena – 1ª fase da Liga Paulista 2018
Dracena 0 x 5 Sorocaba – 1ª fase da Liga Paulista 2018

No Ginásio Alaor Ferrari, até derrota tem sido rara nos últimos anos. Foram só duas em 2021 e uma no ano passado. Além disso, sob o comando de Flavinho Cavalcante (somando as passagens de 2016 e de 2021 até hoje), os dracenenses nunca haviam perdido por mais de três gols de diferença.

ANÁLISE DO TÉCNICO FLAVINHO LISTA RECOMEÇO, CONSISTÊNCIA E APRENDIZADO APÓS DERROTA AMARGA DO DRACENA - Mesmo diante de um forte rival, como é o caso do Sorocaba, uma derrota por 7 a 0 não é bem-vinda em contexto algum. Tampouco a uma equipe que, embora em processo de reconstrução, como é o caso do Dracena, almeja protagonismo. Logo, a avaliação do técnico Flavinho Cavalcante reuniu elementos significativos após a derrota amarga pelo Campeonato Paulista de futsal.

Mesmo diante de um forte rival, como é o caso do Sorocaba, uma derrota por 7 a 0 não é bem-vinda em contexto algum. Tampouco a uma equipe que, embora em processo de reconstrução, como é o caso do Dracena, almeja protagonismo. Logo, a avaliação do técnico Flavinho Cavalcante reuniu elementos significativos após a derrota amarga pelo Campeonato Paulista de futsal.

A qualidade do Sorocaba, assim como o entrosamento, também foram destacados pelo comandante dracenense. Fatores que, consequentemente, deixaram as coisas mais difíceis para o time do Oeste Paulista, mesmo jogando em casa. E o sabor experimentado contra o Sorocaba teve ligação direta com o processo de reformulação encarado.

“Claro, ninguém quer tomar uma goleada. Quase não perdi aqui dentro. Mas vai fazer parte do processo. Ter uma mudança tão grande, você vai pagar um ônus. Ninguém queria que fosse assim, mas a gente vai ter que respeitar o processo, tentar achar essa consistência o quanto antes”.

O Dracena volta a jogar na quarta-feira (26), fora de casa, contra o Hortolândia. A chance da reabilitação – e da primeira vitória no Paulista – passa por manter o ânimo, conforme avaliou também o treinador. Até aqui, o Hortolândia tem apenas uma partida na competição: derrota para o Sorocaba por 4 a 1, em Sorocaba. Nesta sexta-feira (21), o próximo adversário dracenense visita o Wolfgang, às 20h, na capital.

“É o emocional, recuperar a cabeça, seguir em frente. A gente tem um problema para resolver, que é recuperar a derrota, e não podemos criar outro problema perdendo de novo. Temos uma semana para levantar a moral da rapaziada, para se preparar bem para a gente vencer”.

Como o início de um novo processo e a busca por consistência passaram pela análise, a tentativa de encontrar um "ponto positivo" depois de experimentar tal revés levou ao valor do aprendizado. Lição cujo peso fica maior durante o processo atravessado. E Flavinho finalizou esmiuçando esse aspecto.

“Pode ter certeza de que um jogo como esse, se você saber aproveitar aquilo que aconteceu e passar para o jogador, você consegue amadurecer a equipe, você consegue ter um ganho. Como eu falo: "Na vitória, não pode ser às mil maravilhas; e, derrota, não é terra arrasada." Tem que ter tranquilidade, saber passar por essa dificuldade, há um processo para montar um time. E bola para frente, vamos seguir”.

PRÓXIMOS JOGOS - Na próxima terça-feira (25), às 20h, o Sorocaba tem o Taubaté pela frente, fora de casa, na quarta rodada da Liga Nacional de Futsal. No dia seguinte, às 20h30, também como visitante, o Dracena encara o Hortolândia. Os sorocabanos voltam a jogar pelo estadual no dia 3 de maio.


Fonte: João Paulo Tilio _ Do ge Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2023 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista