Alunos de escolas de Lucélia e região passeiam de bicilinha
Nossa Lucélia - 06.12.2022


Programação teve início em agosto

LUCÉLIA - Centenas de alunos de diversas cidades como Lucélia, Bastos e Adamantina tiveram a oportunidade de um passeio de bicilinha na malha férrea de Lucélia.

O projeto visa dar oportunidade de diversão e ampliar conhecimento sobre trens e, sobre a história da ferrovia na região da Nova Alta Paulista, com foco na bicilinha, invenção do luceliense Marcelo Braguine Ferreira, que no distante ano de 2001 inventou a bicilinha, ou uma bicicleta que percorre a linha férrea.

A programação teve início no dia 24 de agosto com os alunos da Apae de Lucélia que percorreram o trecho próximo da "Estação Cultural" Profª Maria Aparecida de Souza Marcondes (Dona Filhinha) antiga estação.

No dia 14/10 foi a vez dos alunos da Creche Ana Maria Javouhey de Lucélia passearem de bicilinha. No mesmo dia foi a vez dos alunos da Emei Adelita Firpo. 

No mês de novembro a programação continuou como no dia 04/11/ com alunos da EMEF Argemiro de Almeida Gonzaga, com seus 260 alunos. No dia seguinte, 04 de novembro foi a vez dos alunos da EMEI Deputado José Cândido de Lucélia. No dia 09, foi a vez dos alunos da Emei Stela Maria Dutra Pinto. Dia 10, foram os alunos do Projeto Jovem Agricultor do Futuro.

Os alunos da Amei Dona Joaninha passearam em dois dias, sendo nos dias 10 e 16 de novembro. No dia 21 foram os alunos do Projeto Anjo da Guarda, no dia 24 foram os alunos da Emei Inah Magosso Martinelli ,e no dia 29 foram os alunos da EMEF Prof.ª Maria do Carmo de Menezes Mendonça passearem de bicilinha.

No último dia 01 de dezembro foram os alunos da Apae de Adamantina, e uma escola da cidade de Bastos, onde na oportunidade, os alunos com as professoras percorreram o trajeto entre o pontilhão da rua Amélio Cavallaro e o pontilhão da Rennó, sem passar sobre o referido pontilhão.

Nesta segunda-feira, dia 05/12 é a vez dos alunos da EMEF Maria do Carlos de Menezes Mendonça continuarem o passeio, e uma escola de Inúbia Paulista está sendo agendada pra o próximo dia 15.

O Marcelo Braguini Ferreira acha o projeto de levar criança e alunos da escola para passearem de bicilinha excelente pois ampliar horizontes, e aproveita a oportunidade para se colocar à disposição de outras escolas de Lucélia e cidades vizinhas para agendamentos futuros pelo celular (18) 99707.3616, com agendamento com um dia no mínimo de antecedência.

Para agendamentos particulares que desejam andar de bicilinha o contato é o mesmo, porém os agendamentos só serão realizados aos sábados das 16 às 18h.

BICILINHA: No início de janeiro, com a colaboração de várias pessoas, utilizando rolemãs, bengala de moto, tabuas e parafuso utilizados para fixação, além de duas bicicletas, Marcelo iniciou os trabalhos , tendo em mente desenvolver um veículo não poluente, que foi denominado de ¨bicilinha¨ O invento é uma mistura de bicicleta que anda na linha do trem, sendo que ao invento, adapta-se qualquer tipo de bicicleta.

O material do invento cabe na garupa da bicicleta, portanto, carregada para qualquer lugar, pesando aproximadamente entre 80 a 100 Kg. O invento leva entre 5 a 10 minutos para ser montado e logo após, pode subir na bicicleta, que está adaptada ao invento e pedalar, sem gastar muita força física, já que a linha do trem é reta sem qualquer depressão e a rolemã desliza suavemente pelos trilhos. 

DESATIVAÇÃO DA MALHA FÉRREA: A desativação da linha férrea na Nova Alta Paulista, ocorreu em 1995. Uma nação que deseja ser de primeiro mundo não pode renunciar ao transporte ferroviário. O Brasil pecou ao dar preferência ao transporte rodoviário, e hoje, se vê refém de greve e bloqueio de rodovias realizadas por alguns caminhoneiros.

Quem quiser seguir o projeto bicilinha na internet pode fazer pelo canal Lelo Trem no YouTube ou em sua página no facebook.






Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista