De olho no futuro, Dracena comemora 77 anos com qualidade de vida, população talentosa e história marcante na Nova Alta Paulista
Nossa Lucélia - 05.12.2022


Com mais de 47 mil habitantes, a "Cidade Milagre" tem como características principais o comércio, a educação, a saúde e o agronegócio

DRACENA - Conhecida como “Cidade Milagre”, Dracena tem como características principais o comércio, a educação, a saúde, além do agronegócio. Com foco no futuro, a cidade também celebra sua história marcante nesta data.

Dracena, cujo nome nasceu de um concurso lançado pelos seus fundadores, Irio Spinardi, João Vandramini, Virgílio e Florêncio Fioravanti, na cidade de Tupã (SP), significa a designação de uma planta ornamental, da família das liliáceas, com folhas verdes e amarelas.

Os dracenenses podem desfrutar de seu tempo livre em diversos pontos marcantes do município, como a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, Praça Manoel Gomes Gonçalves - a conhecida praça da Igreja Matriz, e a Praça Arthur Pagnozzi.

Outros locais que contemplam a cidade com oportunidades importantes para educação, são a Faculdade UNIFADRA DRACENA (Medicina) e o Campus da Unesp Dracena. Já na área da saúde, os dracenenses podem frequentar a Santa Casa e o AME.

Além disso, a população conta com o apoio da Prefeitura (Paço Municipal), Centro Cultural Luiz Zaniboni, (Rua Santos Dumont) e a Câmara Municipal.

Os dracenenses possuem importantes acessos para chegar aos seus locais de destino, como os trevos, na Avenida Washington Luiz e Avenida José Bonifácio, as Avenidas Presidente Roosevelt, Presidente Vargas e o Distrito Comercial Joaquim Martins (após o bairro Aroeiras).

Outros locais significativos são a Vidrosul, a Coimma, o Poupatempo, a Igreja Congregação Cristão do Brasil (na Rua Thomé de Souza), o Ginásio Dovilho Moura, o Ginásio Alaor Ferrari e o ABD.

PROGRESSO RÁPIDO

Há 77 anos, no dia 8 de dezembro de 1945, foi lançada a pedra fundamental de Dracena, através de cerimônia que contou com um grande número de interessados em uma gleba de 300 alqueires, adquirida em setembro do mesmo ano.

Planejada a cidade, foi construído um hotel em um prédio de dois pavimentos, que constituiu o povoamento, enquanto a gleba era subdividida em pequenas propriedades, proporcionando melhores oportunidades de aquisição.

A construção de uma moderna estação ferroviária e o maior número de casas trouxe um progresso rápido para Dracena. Em dezembro de 1948 passou a ser Distrito da Paz e em dezembro de 1953 foi elevado a município, que hoje é constituído pelos distritos de Jamaica e Jaciporã.

Atualmente, seu território abrange as terras entre o Rio do Peixe e os ribeirões Cainganga e Nova Palmeira.

CONSTITUIÇÃO DOS DISTRITOS

Através da Lei nº 233 de 24 de dezembro de 1948, distritos foram criados com a denominação de Dracena no município de Gracianópolis, atual Tupi Paulista (SP), onde se desmembrou da cidade.

Por meio da Lei Estadual nº 2.456 de 30 de dezembro de 1953, o distrito de Ouro Verde, atual município, se desmembra de Dracena. Através da mesma lei, criou-se o Distrito de Jamaica, que foi desmembrada do Distrito de Ouro Verde e incorporada ao município de Dracena.

Entre os períodos de 1954 a 1958, a cidade foi constituída por dois distritos, Jaciporã e Jamaica. Em divisão territorial realizada em 1960, o município possuía três distritos: Dracena, Jaciporã e Jamaica.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa populacional do ano de 2021 apontou que Dracena conta com 47.287 habitantes.

Porém neste ano, de 2022, com a realização do novo Censo, a expectativa é de que este número ultrapasse os 50 mil dracenenses, uma vez que é nítido o crescimento da cidade em diversos aspectos. Entre eles, o número crescente de loteamentos por todos os lados da cidade é um fator determinante para esta alta.

DE DRACENA PARA O MUNDO

A Cidade Milagre também é considerada um celeiro na Nova Alta Paulista de jogadores profissionais de futebol. Dracena é terra de jogadores renomados, como Edu Dracena, Rodrigo Caio e Adriano Codorninha.

Edu Dracena é um ex-futebolista brasileiro que atuava como zagueiro. Iniciou sua carreira de jogador no Guarani, em 1995, com apenas 13 anos. Também atuou no Olympiacos, Cruzeiro, Fenerbahçe, Santos, Corinthians e Palmeiras.

Em dezembro de 2019, logo após se aposentar no Palmeiras, Dracena aceitou um convite para ser assessor técnico do clube. No novo cargo, o ex-zagueiro passou a atuar diretamente com os jogadores e a comissão técnica.

Deixou o Palmeiras em outubro de 2021, aceitando convite para comandar o futebol do Santos. Edu Dracena pediu demissão no dia 7 de julho de 2022, após a eliminação santista para o Deportivo Táchira, pela Copa Sul-Americana.

Rodrigo Caio Coquette Ruso, conhecido nacionalmente como Rodrigo Caio, começou sua carreira no futebol em 2006 nas categorias de base do São Paulo, aos 12 anos. Atualmente defende o Flamengo e já conquistou diversos títulos no time carioca.

Adriano Gerlin da Silva, popularmente conhecido como Adriano Codorninha, é um ex-futebolista e dirigente esportivo brasileiro. Tido como grande revelação no início dos anos 90, quando foi eleito chuteira de ouro no Mundial Sub-17 de Futebol de 1991.

Atuou em diversos clubes no Brasil e no exterior. Marcou passagem no América Futebol Clube (São Paulo), Náutico, Sport e no São Paulo Futebol Clube. Em 2005 fundou juntamente com o irmão Juliano, o clube Oeste Paulista Esporte Clube, atual Grêmio Desportivo Prudente na cidade de Presidente Prudente (SP). Em 2021, aceitou o convite para trabalhar como dirigente no futsal.

OBRAS SOCIAIS

Dracena possui diversas obras importantes que mobilizam o município. Confira alguma delas:

  • Pousada Bom Samaritano - Entidade que desenvolve um trabalho voltado para o atendimento de dependentes químicos. Foi criada pelo saudoso frei Moacir. Fica localizada na Vicinal Mario Covas, que liga Dracena a Junqueirópolis.
  • Projeto Quero Vida – Assiste, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Dracena, idosos durante todo o período do dia e no final da tarde, eles retornam para suas casas. Têm refeições, repouso, atendimento de saúde e lazer.
  • AABB Comunidade - A AABB Comunidade é um programa da Fundação Banco do Brasil que, em parceria com a Fenabb – Federação das AABBs, AABBs e um parceiro local, no caso aqui a Prefeitura, atendem crianças em vulnerabilidade social e econômica da rede municipal de ensino. Atende 100 crianças na faixa etária de 6 a 14 anos incompletos, no contraturno escolar. Elas participaram de atividades educacionais, como reforço escolar, atividades esportivas, culturais e também recebem assistência odontológica e médica.


  • No dia último dia 5 de novembro, a Prefeitura, por meio do prefeito André Lemos inaugurou o Distrito Comercial Joaquim Martins, ao lado do Bairro Aroeiras, com frente para a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294). Foram contemplados 22 empresas, que empregam atualmente 373 colaboradores.

A obra é a realização de um grande sonho de Dracena, sendo que a área onde foi instalado o distrito havia sido desapropriada no ano de 2006, só tornando realidade agora.

No ano passado, Dracena passou a contar com o prédio do Centro Cultural de Dracena com a denominação 'Luiz Carlos Zaniboni'. Através do Projeto de Lei n.º 45, de iniciativa da vereadora Maria Mateus, subscrito pelos demais vereadores, o Legislativo aprovou a denominação no dia 13 de julho de 2021.

Localizado na Rua Santos Dumont, onde foi a Vara do Trabalho local, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo se mudou para as instalações no mês de junho. A ocupação do prédio se deu a partir de indicação do juiz diretor do Fórum de Dracena, Dr. Marcus Frazão Frota ao Tribunal de Justiça (TJ).

A atual presidência do TJ indicou concordar para que a Prefeitura ficasse com o prédio. Desde a mudança para lá, o local recebeu uma intensa limpeza, poda de árvores, algumas melhorias, como revitalização do piso de madeira (tacos das décadas de 50 e 60), onde era a sala do júri, e recebeu a Biblioteca Municipal 'Professora Nilce Teresinha Arinos de Carvalho'. Ficando em um espaço excelente, adequado para receber o público.

Ainda pensando no bem-estar da população, a Prefeitura comprou 10 playgrounds neste ano, e os vereadores apresentaram indicações para instalações. Já receberam os parques, os distritos Jamaica e Jaciporã; Conjunto Habitacional Paulo Vendramini; Jardim Village; Jardim das Palmeiras e agora o Tonico André. Ainda serão instalados no Jardim Bortolatto; Parque Dracena; Emílio Zanatta e Florindo Tabacchi.

Pela primeira vez, a Administração Municipal de Dracena contemplou os distritos de Jamaica e Jaciporã, com veículos 0 km para transporte de pacientes que necessitam se deslocar para outras localidades.

A Prefeitura de Dracena também passou a contar com um novo serviço para atendimento da população. Trata-se de um aplicativo via Whatsapp, cujo atendimento é por meio do número (18) 3821-8000. Basta adicionar o número na agenda do seu smartphone e digitar 'Oi', para iniciar o atendimento.

Obras importantes de drenagem de águas pluviais foram promovidas neste ano também, resolvendo problemas de inundações de casas e comércios, sendo Rua Aécio de Féo Flora, no Jardim Brasilândia; na Rua Marechal Rondon, cruzamento com Avenidas Presidente Roosevelt e Vargas, no Centro da cidade e ainda uma obra gigante orçada em mais de R$ 1 milhão na Rua Ipiranga. Esta tinha como foco solucionar um problema de muitos anos, de alagamentos atingindo principalmente comerciantes que têm seus negócios instalados naquela região. A obra é custeada pela Prefeitura com a execução através da EMDAEP – Empresa Municipal de Desenvolvimento, Água, Esgoto e Pavimentação.

Além disso, no ano que passou, houve a inauguração das 300 casas do Conjunto Habitacional Dracena K (Florindo Tabachi), através do Governo do Estado de São Paulo, na cidade, sendo um dos maiores conjuntos inaugurado naquele ano no Estado.


Fonte: g1 Presidente Prudente / Prefeitura Municipal de Dracena

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista