Censo animal monitora vacinação de cães e gatos para controlar leishmaniose em Tupã
Nossa Lucélia - 09.11.2022


Levantamento é realizado de segunda a sexta-feira em bairros da cidade. Último censo foi realizado em 2014 e, naquele ano, foram mapeados 19,4 mil animais

TUPÃ - Após oito anos de intervalo, o Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza um censo animal com o objetivo de mapear a população de animais, entre gatos e cachorros, para verificar se estão vacinados contra a leishmaniose, em Tupã.

Segundo a CCZ, as informações servirão para um levantamento de dados, que embasa futuras ações de vacinação, castração e para providências em relação aos casos de leishmaniose. O censo é realizado de segunda a sexta-feira em bairros da cidade.

Até o momento, a ação só foi realizada no bairro Vila Marajoara. Os agentes comunitários de saúde devem colaborar com a pesquisa por meio de informações das residências visitadas nas áreas da cidade.

O último censo foi realizado em 2014 e, naquele ano, foram mapeados 19,4 mil animais. Em relação aos casos de leishmaniose, a cidade registrou um caso em 2021 e dois casos em 2022, em humanos. Já em cães, foram 263 casos em 2021 e 258 casos em 2022, até o momento.

Segundo informações do Instituto Pet, o Brasil é o terceiro maior país em população total de animais de estimação. São 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos no país.


Fonte: g1 Bauru e Marília

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista