Operação da PF investiga suspeita de corrupção envolvendo servidor do Ministério da Agricultura e granjas de Bastos
Nossa Lucélia - 26.05.2022


Segundo a PF, servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estaria oferecendo orientações para avicultores para burlar fiscalizações em troca de contratação de consultorias. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão

BASTOS - A Polícia Federal cumpre seis mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (26), pela Operação Expurgo Avícola, que investiga suspeita de prática de crime de corrupção envolvendo servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, na cidade de Bastos (SP).

Segundo a PF, a investigação aponta que um servidor da MAPA estaria prestando informações, assistência e consultoria para donos de granjas na região de Bastos para burlar fiscalizações e oferecer subsídios da legislação e contestar eventuais autuações impostas.

Em contrapartida, as granjas beneficiadas contratariam o trabalho de consultoria e atividades oferecidas por integrantes da família do servidor.

Além dos mandados judiciais de busca e apreensão, também foi determinado pela Justiça Federal o afastamento do servidor suspeito de todas as suas funções, inclusive, com bloqueio de senhas e acesso a dados institucionais.

Participaram da operação mais de 20 policiais federais nesta manhã. O nome Expurgo Avícola faz alusão à “ação de expurgar, limpar, retirar as impurezas” e no caso, está relacionado às atividades supostamente irregulares mantidas entre servidor e proprietários de empresas de criação de aves.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, previstos nos artigos 317 e 333 do Código Penal, sem prejuízo de outras tipificações constatadas no transcurso da investigação.

Bastos é a maior cidade produtora de ovos do estado de SP e é conhecida como a capital do alimento no território paulista.


Fonte: g1 Bauru e Marília

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista